alterações iso 9001 2015

As Principais alterações da ISO 9001:2015

Neste artigo mostramos as principais alterações da ISO 9001:2015 em relação a versão 2008, que possivelmente vão requerer um ajuste do Sistema de Gestão da Qualidade de muitas organizações. Principais alterações da ISO 9001:2015 Terminologia Alguns termos foram alterados, por exemplo: Produtos e serviços – na versão 2008 só mencionava produtos; Informação documentada – na […]

As Principais alterações da ISO 9001:2015 Read More »

contexto da organização

O contexto da organização na ISO 9001:2015

Contexto da organização na ISO 9001:2015 Numa série de artigos falaremos sobre o contexto da organização na ISO 9001:2015, a seção 4 desta nova versão da Norma, que por sua vez está subdividida em 4 subseções, que são: Entendendo a organização e seu contexto; Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas; Determinando o escopo

O contexto da organização na ISO 9001:2015 Read More »

SGQ e seus processos

Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015

Neste artigo falaremos sobre a subseção 4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015. Continuação da explicação da seção 4 Contexto da organização da ISO 9001:2015. No artigo anterior falamos sobre a subseção 4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade, vejam o artigo anterior clicando abaixo: “O escopo

Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015 Read More »

escopo do SGQ

O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015

Neste artigo continuamos a explicação da seção 4 “Contexto da organização” da Norma ISO 9001:2015, falando sobre a: Subseção 4.3 “Determinando o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”. No anterior anterior falamos sobre a subseção 4.2 “Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas”, vejam o artigo: “Necessidades e expectativas das

O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015 Read More »

partes interessadas ISO 9001:201

Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015

Neste post continuaremos a explicação da seção 4 Contexto da organização da ISO 9001:2015, falando sobre a: Subseção 4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015. No artigo anterior falamos sobre a subseção 4.1 Entendendo a organização e seu contexto, veja o artigo clicando abaixo: “Entendendo a organização e seu contexto

Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015 Read More »

contexto-da-organização na ISO 90012015

Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015

Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015 Neste artigo falaremos sobre a subseção 4.1 Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015. Ela abre a seção 4 Contexto da organização na Norma, acesse o artigo: “O Contexto da Organização na ISO 9001:2015” Veja o video Youtube sobre o assunto: “Entendendo a organização

Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015 Read More »

o que é poka yoke

O que é Poka Yoke ポカヨケ ou o mistake proofing

Neste artigo explicaremos o que é Poka Yoke ポカヨケ, em inglês “Mistake proofing“. Técnica criada por Shigueo Shingo nos anos 60, que trabalhou junto com Taiichi Ohno na Toyota Motor Co. colaborando no Sistema Toyota de Produção ou o Lean Manufacturing. O que é Poka Yoke? Shigueo Shingo preocupado com as peças que eram fabricadas

O que é Poka Yoke ポカヨケ ou o mistake proofing Read More »