liderança na ISO 9001:2015

A liderança na ISO 9001:2015

Liderança na ISO 9001:2015

Neste Post falaremos sobre a seção 5 a Liderança na ISO 9001:2015, esta faz parte da fase Planejamento da ISO 9001:2015, está subdividida nas subseções:

  • Liderança e comprometimento, que inclui a subseção 5.1.2 Foco no Cliente
  • Política da Qualidade, que está compreendida pelas subseções 5.2.1 Desenvolvendo a Política da qualidade e 52.2. Comunicando a política da qualidade.
  • Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

Como era na ISO 9001:2008

Na versão 2008 na seção 5 Responsabilidade da direção, a norma já requeria comprometimento da Alta Direção com o SGQ, o foco no cliente, a política da qualidade e os objetivos da qualidade.

Mas na pratica que tinha este comprometimento e liderança no SGQ era o RD (Representante da Direção) e isso era aceito por todos, inclusive pelos auditores das certificadoras.

Mas na versão 2015 a ênfase no comprometimento da Alta Direção é maior, o que significa que nas auditorias externas não somente o RD será auditado, mas a própria Alta Direção nestas questões.

Liderança e comprometimento

Nesta subseção 5.1 Liderança e comprometimento a Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao SGQ.

É responsável por:

  1. Prestar contas pela eficácia do SGQ;
  2. Deve assegurar o estabelecimento da política da qualidade e os objetivos da qualidade, a integração dos requisitos do SGQ nos processos de negócio (atividades centrais para os propósitos da existência da organização) da organização,
  3. Promover a abordagem de processo e a mentalidade de risco,
  4. Assegurar os recursos necessários,
  5. Comunicar a importância de um SGQ eficaz e conformidade com seus requisitos,
  6. Alcançar os resultados pretendidos,
  7. Engajar, dirigir e apoiar pessoas para contribuir para eficácia do SGQ
  8. Promover melhorias,
  9. Apoiar outros papeis pertinentes ao SGQ a demonstrar liderança as áreas sob sua responsabilidade.

Foco no cliente

Nesta subseção a Norma requer que a Alta Direção demonstre liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente.

Deve assegurar que sejam:

  1. Determinados os requisitos dos clientes e os requisitos estatutários e regulamentares, e estes devem ser entendidos e atendidos de modo consistente;
  2. Determinados e abordados os riscos e oportunidades que afetam a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente.
  3. Mantidos o foco no aumento da satisfação do cliente

Apesar da Alta Direção ter a obrigatoriedade numa organização pelo foco no cliente, quem respondia sobre este requisito na auditoria externa, era o RD.

Nessa nova versão a Alta Direção terá que demonstrar sua liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente.

Política da qualidade

Nesta subseção a Norma requer que a Alta Direção:

  • Estabeleça, implemente e mantenha uma Política da Qualidade apropriada ao proposito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico,
  • Que provenha estrutura para estabelecimento dos objetivos da qualidade,
  • Inclua comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis e com a melhoria continua do SGQ.

A política da qualidade deve ser comunicada, entendida e aplicada na organização, estar disponível para as partes interessadas e ser mantida como informação documentada



Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

Nesta subseção a Norma requer que a Alta Direção assegure que sejam:

  •  atribuídas,
  • comunicadas e
  • entendidas na organização,

As responsabilidades e autoridades dos papeis pertinentes da organização e do SGQ.

De modo a assegurar que:

  • o SGQ esteja conforme com os requisitos da Norma;
  • os processos entreguem as saídas pretendidas;
  • a promoção do foco no cliente;
  • a integridade do SGQ seja mantida

Quando mudança forem planejadas e implementadas.

As responsabilidade e autoridades devem ser atribuídas também para que sejam relatados, particularmente à Alta Direção, o desempenho do SGQ e as oportunidades para melhoria.

O que deve ser feito?

Nesta nova versão da norma ISO 9001, o papel da Alta Direção ganhou ênfase no SGQ.

Vimos nas subseções acima que a liderança e comprometimento da Alta Direção dentro do SGQ será exigida.

Será exigida da Alta Direção:

  • a responsabilidade pela eficácia do SGQ,
  • assegurar o estabelecimento da política da qualidade e seus objetivos da qualidade,
  • deverá ter domínio do conceito de abordagem de processo e
  • da mentalidade de risco, de modo que estes sejam estabelecidos no SGQ.

Vejam a diferença nesta nova versão, o que era atribuição unica e exclusiva do RD (Representante da Direção).

A Alta Direção deverá dar ênfase ao foco no cliente, tendo conhecimento de suas reclamações e de seus requisitos relevantes e manter seu foco no aumento da satisfação do cliente.

Uma outra questão que era papel do RD, pois era o RD quem estabelecia, implementava e mantinha a Política da Qualidade.

Agora a Alta Direção além de saber a Política da qualidade, deve saber qual sua contribuição para a política, e deve garantir que seja comunicada, entendida e aplicada por todos na organização.

Um outro ponto é quanto aos objetivos da qualidade, a Alta Direção deverá ter domínio dos objetivos da qualidade assim como tem hoje dos objetivos dos negócios.

Deverá saber responder como é a situação destes, participando do monitoramento e análise crítica dos objetivos da qualidade.

Para finalizar atentem para a principal alteração da Norma:

O RD era a pessoa que tinha a liderança e comprometimento com o SGQ,

Agora é necessário que a Alta Direção e demais componentes da Liderança tenham este comprometimento.

A organização deverá fazer um trabalho de distribuir entre toda a liderança da organização esta responsabilidade.

Os gestores não poderão mais ficar alheios em áreas de sua responsabilidade sem se comprometer pela eficácia pela gestão da qualidade e pelos resultados obtidos do SGQ.

Esperamos ter ajudado, caso tenha dúvidas deixe no comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.

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