Liderança na ISO 9001:2015
Neste Post falaremos sobre a seção 5 a Liderança na ISO 9001:2015, esta faz parte da fase Planejamento da ISO 9001:2015, está subdividida nas subseções:
- Liderança e comprometimento, que inclui a subseção 5.1.2 Foco no Cliente
- Política da Qualidade, que está compreendida pelas subseções 5.2.1 Desenvolvendo a Política da qualidade e 52.2. Comunicando a política da qualidade.
- Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
Como era na ISO 9001:2008
Na versão 2008 na seção 5 Responsabilidade da direção, a norma já requeria comprometimento da Alta Direção com o SGQ, o foco no cliente, a política da qualidade e os objetivos da qualidade.
Mas na pratica que tinha este comprometimento e liderança no SGQ era o RD (Representante da Direção) e isso era aceito por todos, inclusive pelos auditores das certificadoras.
Mas na versão 2015 a ênfase no comprometimento da Alta Direção é maior, o que significa que nas auditorias externas não somente o RD será auditado, mas a própria Alta Direção nestas questões.
Liderança e comprometimento
Nesta subseção 5.1 Liderança e comprometimento a Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao SGQ.
É responsável por:
- Prestar contas pela eficácia do SGQ;
- Deve assegurar o estabelecimento da política da qualidade e os objetivos da qualidade, a integração dos requisitos do SGQ nos processos de negócio (atividades centrais para os propósitos da existência da organização) da organização,
- Promover a abordagem de processo e a mentalidade de risco,
- Assegurar os recursos necessários,
- Comunicar a importância de um SGQ eficaz e conformidade com seus requisitos,
- Alcançar os resultados pretendidos,
- Engajar, dirigir e apoiar pessoas para contribuir para eficácia do SGQ
- Promover melhorias,
- Apoiar outros papeis pertinentes ao SGQ a demonstrar liderança as áreas sob sua responsabilidade.
Foco no cliente
Nesta subseção a Norma requer que a Alta Direção demonstre liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente.
Deve assegurar que sejam:
- Determinados os requisitos dos clientes e os requisitos estatutários e regulamentares, e estes devem ser entendidos e atendidos de modo consistente;
- Determinados e abordados os riscos e oportunidades que afetam a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente.
- Mantidos o foco no aumento da satisfação do cliente
Apesar da Alta Direção ter a obrigatoriedade numa organização pelo foco no cliente, quem respondia sobre este requisito na auditoria externa, era o RD.
Nessa nova versão a Alta Direção terá que demonstrar sua liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente.
Política da qualidade
Nesta subseção a Norma requer que a Alta Direção:
- Estabeleça, implemente e mantenha uma Política da Qualidade apropriada ao proposito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico,
- Que provenha estrutura para estabelecimento dos objetivos da qualidade,
- Inclua comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis e com a melhoria continua do SGQ.
A política da qualidade deve ser comunicada, entendida e aplicada na organização, estar disponível para as partes interessadas e ser mantida como informação documentada
Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
Nesta subseção a Norma requer que a Alta Direção assegure que sejam:
- atribuídas,
- comunicadas e
- entendidas na organização,
As responsabilidades e autoridades dos papeis pertinentes da organização e do SGQ.
De modo a assegurar que:
- o SGQ esteja conforme com os requisitos da Norma;
- os processos entreguem as saídas pretendidas;
- a promoção do foco no cliente;
- a integridade do SGQ seja mantida
Quando mudança forem planejadas e implementadas.
As responsabilidade e autoridades devem ser atribuídas também para que sejam relatados, particularmente à Alta Direção, o desempenho do SGQ e as oportunidades para melhoria.
O que deve ser feito?
Nesta nova versão da norma ISO 9001, o papel da Alta Direção ganhou ênfase no SGQ.
Vimos nas subseções acima que a liderança e comprometimento da Alta Direção dentro do SGQ será exigida.
Será exigida da Alta Direção:
- a responsabilidade pela eficácia do SGQ,
- assegurar o estabelecimento da política da qualidade e seus objetivos da qualidade,
- deverá ter domínio do conceito de abordagem de processo e
- da mentalidade de risco, de modo que estes sejam estabelecidos no SGQ.
Vejam a diferença nesta nova versão, o que era atribuição unica e exclusiva do RD (Representante da Direção).
A Alta Direção deverá dar ênfase ao foco no cliente, tendo conhecimento de suas reclamações e de seus requisitos relevantes e manter seu foco no aumento da satisfação do cliente.
Uma outra questão que era papel do RD, pois era o RD quem estabelecia, implementava e mantinha a Política da Qualidade.
Agora a Alta Direção além de saber a Política da qualidade, deve saber qual sua contribuição para a política, e deve garantir que seja comunicada, entendida e aplicada por todos na organização.
Um outro ponto é quanto aos objetivos da qualidade, a Alta Direção deverá ter domínio dos objetivos da qualidade assim como tem hoje dos objetivos dos negócios.
Deverá saber responder como é a situação destes, participando do monitoramento e análise crítica dos objetivos da qualidade.
Para finalizar atentem para a principal alteração da Norma:
O RD era a pessoa que tinha a liderança e comprometimento com o SGQ,
Agora é necessário que a Alta Direção e demais componentes da Liderança tenham este comprometimento.
A organização deverá fazer um trabalho de distribuir entre toda a liderança da organização esta responsabilidade.
Os gestores não poderão mais ficar alheios em áreas de sua responsabilidade sem se comprometer pela eficácia pela gestão da qualidade e pelos resultados obtidos do SGQ.
Esperamos ter ajudado, caso tenha dúvidas deixe no comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.