Contexto da organização na ISO 9001:2015
Numa série de artigos falaremos sobre o contexto da organização na ISO 9001:2015, a seção 4 desta nova versão da Norma, que por sua vez está subdividida em 4 subseções, que são:
- Entendendo a organização e seu contexto;
- Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas;
- Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade e
- Sistema de gestão da qualidade e seus processos.
Vejam também os artigos abaixo:
“As etapas do Planejamento Estratégico”
“Como fazer um Planejamento Estratégico?”
“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”
“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”
“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”
Download de Modelo de Planejamento Estratégico
Façam DOWNLOAD de um modelo de Planejamento Estratégico adequada à ISO 9001:2015, clicando abaixo:
Use o modelo para adequar à sua organização, este modelo aborda o Contexto da organização.
Entendendo a organização e seu contexto
A Norma ISO 9001:2015 nesta subseção requer que sejam determinadas as questões externas e internas:
- que são pertinentes ao propósito da organização,
- para seu direcionamento estratégico e
- que afetam a capacidade de alcançar os resultados pretendidos do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).
E as informações destas questões devem ser monitoradas e analisadas criticamente a intervalos determinados.
Para um entendimento mais detalhado sobre as questões externas e internas, vejam o artigo:
“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”
Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
Nesta subseção a Norma requer que a organização determine suas partes interessadas externas ou internas e seus requisitos pertinentes ao SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).
A fim prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos dos clientes e aos requisitos estatutários e regulamentares.
As informações destas partes interessadas e seus requisitos devem ser monitoradas e analisadas criticamente a intervalos planejados.
Para um entendimento mais detalhado de Necesssidades e expectativas das partes interessadas vejam o artigo:
“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”
Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
Nesta subseção a Norma requer que sejam determinados os limites e aplicabilidade do SGQ a fim de estabelecer o escopo do sistema de gestão da qualidade.
O escopo deve considerar: as questões internas e externas, os requisitos das partes interessadas e os produtos e serviços providos pela organização.
Quanto a aplicabilidade, devem ser aplicados todos os requisitos da Norma se estes forem aplicáveis ao escopo.
A não aplicabilidade deve ser justificada e não podem afetar a capacidade ou a responsabilidade de assegurar a conformidade dos produtos e serviços providos e ao aumento da satisfação do cliente.
O escopo do sistema de gestão da qualidade deve estar disponível e mantido como informação documentada.
Para um entendimento mais detalhado sobre o Escopo do SGQ vejam o artigo:
“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”
Sistema de gestão da qualidade e seus processos
Nesta subseção a Norma requer que sejam estabelecidos, implementados, mantidos e melhorados continuamente o SGQ, sistema de gestão da qualidade.
Incluindo os processos e suas interações, de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:2015.
Quanto aos processos do SGQ deve:
- determinar as entradas e suas saídas,
- a sequência e suas interações,
- os critérios e métodos para assegurar a operação e controle eficazes,
- os recursos necessários,
- as responsabilidades e autoridades dos processos,
- abordar riscos e oportunidades,
- implementar mudanças quando necessárias e
- melhorar estes processos e o SGQ.
Para um entendimento mais detalhado sobre o SGQ e seus processos vejam o artigo:
“Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015”
Esperamos ter ajudado, caso tenham alguma duvida favor deixarem no campo comentários abaixo, que responderemos o mais rápido possível.
boa tarde
Wataru
Com a nova versão da ISO as dúvidas estão aparecendo, porem duvidas gostosas de ser discutidas..
Estou com duvidas de como rodar o PDCA conforme as figuras 2 da norma ISO 9001:2015, já definimos os processos principais e os de apoio.
dividimos e 9 processos: direção, SGQ, produção, manutenção, expedição, Rh, vendas, compras e medição.
Com base das informações passadas ja teria algum exemplo ou uma dica de como devo proceder
Grato
João Batista
Olá João
Nesta figura 2 verá os elementos da Norma (de 4 à 10) identificados na figura, use isso como roteiro na implantação da ISO 9001:2015, então vamos lá!
Fase Plan – o item 4 da norma é base para o planejamento (item 6)
Fase Do – item 7 Apoio e item 8 Operação
Fase check – item 9 Avaliação do desempenho
Fase Act – item 10 Melhoria
E a Liderança (item 5) no centro de tudo isso, percebeu a importância da Liderança nesta nova revisão?
A figura mostra as entradas para o SGQ (item 4) – contexto da organização, requisitos do cliente e das partes interessadas
As saídas são os produtos e/ou serviços com os resultados e a satisfação do cliente como entrada para a avaliação de desempenho
Essa seria uma interpretação para a figura que voce mencionou.
Você levantou seus processos, agora precisa separar os processos principais dos de apoio.
Identificar as entradas e as saidas de cada processo, o que gera valor aos produtos e/ou serviços.
Espero ter esclarecido, mas caso ainda tenha duvidas ou necessite outros esclarecimentos, envie um e-mail para [email protected]
Saudações
Bom dia,
Como levanto as questões internas externas da organização? Me dê exemplos
Olá Ryu
Para o levantamento das questões internas e externas da organização, a Norma cita como exemplo o ambiente legal em que está inserida a organização, o mercado e seus competidores, a sociedade, os clientes, a economia, e dependendo da organização pode ser não só local, mas nacional ou internacional. Internamente as questões de valores, cultura da empresa, a situação do conhecimento, o desempenho, os colaboradores, tem que ser levados em conta.
Para levantar todas estas informações procure nos documentos de sua organização, reuna as pessoas chave e levante estas questões.
Espero ter esclarecido à voce, mais duvidas entre em contato. Quanto à exemplo tenho que ter mais informações de sua organização, me envie no email: [email protected], que responderemos à voce.
Saudações