contexto da organização

O contexto da organização na ISO 9001:2015

Contexto da organização na ISO 9001:2015

Numa série de artigos falaremos sobre o contexto da organização na ISO 9001:2015, a seção 4 desta nova versão da Norma, que por sua vez está subdividida em 4 subseções, que são:

  • Entendendo a organização e seu contexto;
  • Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas;
  • Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade e
  • Sistema de gestão da qualidade e seus processos.

Vejam também os artigos abaixo:

“As etapas do Planejamento Estratégico”

“Como fazer um Planejamento Estratégico?”

“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”

“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”

“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”


Download de Modelo de Planejamento Estratégico

Façam DOWNLOAD de um modelo de Planejamento Estratégico adequada à ISO 9001:2015, clicando abaixo:

Modelo de Planejamento Estratégico

Use o modelo para adequar à sua organização, este modelo aborda o Contexto da organização.


Entendendo a organização e seu contexto

A Norma ISO 9001:2015 nesta subseção requer que sejam determinadas as questões externas e internas:

  • que são pertinentes ao propósito da organização,
  • para seu direcionamento estratégico e
  • que afetam a capacidade de alcançar os resultados pretendidos do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

E as informações destas questões devem ser monitoradas e analisadas criticamente a intervalos determinados.



Para um entendimento mais detalhado sobre as questões externas e internas, vejam o artigo:

“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”

Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas

Nesta subseção a Norma requer que a organização determine suas partes interessadas externas ou internas e seus requisitos pertinentes ao SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

A fim prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos dos clientes e aos requisitos estatutários e regulamentares.

As informações destas partes interessadas e seus requisitos devem ser monitoradas e analisadas criticamente a intervalos planejados.

Para um entendimento mais detalhado de Necesssidades e expectativas das partes interessadas vejam o artigo:

“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”

Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade

Nesta subseção a Norma requer que sejam determinados os limites e aplicabilidade do SGQ a fim de estabelecer o escopo do sistema de gestão da qualidade.

O escopo deve considerar: as questões internas e externas, os requisitos das partes interessadas e os produtos e serviços providos pela organização.

Quanto a aplicabilidade, devem ser aplicados todos os requisitos da Norma se estes forem aplicáveis ao escopo.

A não aplicabilidade deve ser justificada e não podem afetar a capacidade ou a responsabilidade de assegurar a conformidade dos produtos e serviços providos e ao aumento da satisfação do cliente.

O escopo do sistema de gestão da qualidade deve estar disponível e mantido como informação documentada.

Para um entendimento mais detalhado sobre o Escopo do SGQ vejam o artigo:

“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”

Sistema de gestão da qualidade e seus processos

Nesta subseção a Norma requer que sejam estabelecidos, implementados, mantidos e melhorados continuamente o SGQ, sistema de gestão da qualidade.

Incluindo os processos e suas interações, de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:2015.

Quanto aos processos do SGQ deve:

  • determinar as entradas e suas saídas,
  • a sequência e suas interações,
  • os critérios e métodos para assegurar a operação e controle eficazes,
  • os recursos necessários,
  • as responsabilidades e autoridades dos processos,
  • abordar riscos e oportunidades,
  • implementar mudanças quando necessárias e
  • melhorar estes processos e o SGQ.

Para um entendimento mais detalhado sobre o SGQ e seus processos vejam o artigo:

“Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015”

Esperamos ter ajudado, caso tenham alguma duvida favor deixarem no campo comentários abaixo, que responderemos o mais rápido possível.

4 comentários em “O contexto da organização na ISO 9001:2015”

  1. boa tarde
    Wataru

    Com a nova versão da ISO as dúvidas estão aparecendo, porem duvidas gostosas de ser discutidas..
    Estou com duvidas de como rodar o PDCA conforme as figuras 2 da norma ISO 9001:2015, já definimos os processos principais e os de apoio.
    dividimos e 9 processos: direção, SGQ, produção, manutenção, expedição, Rh, vendas, compras e medição.
    Com base das informações passadas ja teria algum exemplo ou uma dica de como devo proceder

    Grato

    João Batista

    1. Olá João
      Nesta figura 2 verá os elementos da Norma (de 4 à 10) identificados na figura, use isso como roteiro na implantação da ISO 9001:2015, então vamos lá!
      Fase Plan – o item 4 da norma é base para o planejamento (item 6)
      Fase Do – item 7 Apoio e item 8 Operação
      Fase check – item 9 Avaliação do desempenho
      Fase Act – item 10 Melhoria
      E a Liderança (item 5) no centro de tudo isso, percebeu a importância da Liderança nesta nova revisão?
      A figura mostra as entradas para o SGQ (item 4) – contexto da organização, requisitos do cliente e das partes interessadas
      As saídas são os produtos e/ou serviços com os resultados e a satisfação do cliente como entrada para a avaliação de desempenho
      Essa seria uma interpretação para a figura que voce mencionou.
      Você levantou seus processos, agora precisa separar os processos principais dos de apoio.
      Identificar as entradas e as saidas de cada processo, o que gera valor aos produtos e/ou serviços.
      Espero ter esclarecido, mas caso ainda tenha duvidas ou necessite outros esclarecimentos, envie um e-mail para [email protected]

      Saudações

    1. Olá Ryu
      Para o levantamento das questões internas e externas da organização, a Norma cita como exemplo o ambiente legal em que está inserida a organização, o mercado e seus competidores, a sociedade, os clientes, a economia, e dependendo da organização pode ser não só local, mas nacional ou internacional. Internamente as questões de valores, cultura da empresa, a situação do conhecimento, o desempenho, os colaboradores, tem que ser levados em conta.
      Para levantar todas estas informações procure nos documentos de sua organização, reuna as pessoas chave e levante estas questões.
      Espero ter esclarecido à voce, mais duvidas entre em contato. Quanto à exemplo tenho que ter mais informações de sua organização, me envie no email: [email protected], que responderemos à voce.
      Saudações

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