Neste artigo veremos o que é o Jidoka da Toyota.
Como foi criado e como se perpetuou seu uso na linha de produção da Toyota.
Vejam outros artigos relacionados, cliquem abaixo para acessar:
“História da Toyota e seu Sistema Toyota de Produção”
“O Princípio dos 3 Gen no 5 porque da Toyota”
“Just in Time no Sistema Toyota de Produção”
O que é o Jidoka da Toyota
A primeira referência ao Jidoka foi quando Sakichi Toyoda (1867-1930).
Fundador da Toyota, quando ainda era fabricante de maquinas de tear.
Fonte: http://www.toyota.co.jp/
自働化」Jidoka ou autonomação
O 「自働化」Jidoka ou autonomação foi um princípio inventado por Sakichi.
A máquina de tear automática parava pela detecção de irregularidade
Como corte do fio que ocorria durante o processo de fiação do tecido, evitando problemas maiores nos produtos.
A máquina parando podia-se analisar o que ocorreu eliminando ou minimizando o problema.
Isso permitiu que uma pessoa pudesse operar várias maquinas simultaneamente, havendo um aumento de produtividade.
Sem contar com a qualidade do tecido que saia sem problemas.
Este modelo G fez tanto sucesso que até foi exportado, sendo sucesso no mundo.
Nos anos 50, Taiichi Ohno (ex vice-presidente da Toyota Motor Co.), disse “quando houver irregularidade parem a linha de montagem”.
Estava usando o princípio da autonomação de Sakichi Toyoda,
Numa época em que o modelo de fabricação de carros era em grande volume, este era o modelo de fabricação da Ford.
Onde o normal era as peças irregulares correrem todo o fluxo de fabricação e só no final eram todas detectadas e corrigidas.
Mas todos achavam que a “parada da linha iria reduzir a produtividade’.
Porisso no inicio ninguém deu ouvidos a Ohno.
Mas Ohno foi inflexível e exigiu que fosse feito.
“Parando a linha, buscando a causa e corrigindo o problema e sua causa, evitará a recorrência, no final o custo será menor”
Eiji Toyoda (1913-2013) então presidente da Toyota Motor Co. acatou a ideia de Ohno, apesar de ainda estar com certa dúvida.
Era a oposição ao método de fabricação da Ford!
Foi a forma de combater o domínio americano na fabricação de carros.
Então quando fosse detectado um problema, o operador puxava uma corda que parava a linha de montagem.
Todo o Staff corria para ver, analisar e corrigir o problema.
A isso foi adicionado outro recurso que chamou de 行灯Andon.
Um quadro luminoso que mostrava todos os dados do problema ocorrido a todos.
E este sistema foi um sucesso!
A Toyota se tornou referência na fabricação de automóveis, disputando o primeiro lugar entre os fabricantes de carros.
Esse sistema de fabricação que foi chamado de Sistema Toyota de Produção.
Posteriormente no mundo todo por Lean manufacturing
Virou referência no mundo como filosofia de fabricação.
Não somente entre os fabricantes de carros, mas também por outros setores industriais.
Espero ter ajudado, caso tenham mais alguma duvida deixem um comentário abaixo.