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Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015

Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015

Neste artigo falaremos sobre a subseção 4.1 Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015.

Ela abre a seção 4 Contexto da organização na Norma, acesse o artigo:

“O Contexto da Organização na ISO 9001:2015”


Vejam também os artigos abaixo:

“Como fazer um Planejamento Estratégico?

“As etapas do Planejamento Estratégico”

“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”

“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”


Download de Modelo de Planejamento Estratégico

Façam DOWNLOAD de um modelo de Planejamento Estratégico adequada à ISO 9001:2015, clicando abaixo:

Modelo de Planejamento Estratégico

Use o modelo para adequar à sua organização, este modelo aborda o tema Contexto da organização, as questões internas e as externas.


Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015

De acordo com a Norma ISO 9000:2015Sistema de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário”, na seção 3.2.2:



contexto da organização na ISO 9001 é a combinação de questões internas e externas que podem ter efeito na abordagem da organização para desenvolver e alcançar seus objetivos.

Esses objetivos da organização podem ser relacionados aos seus produtos e serviços, seus investimentos e comportamento com as partes interessadas.

A Norma ISO 9001:2015 requer que:

  • sejam determinadas estas questões externas e internas e
  • que sejam monitoradas e analisadas informações sobre estas questões.

Fatores ou condições positivas ou negativas podem ser considerados nestas questões.

A Norma coloca duas notas onde fala que o entendimento do contexto pode ser facilitado pela consideração de questões referentes à:

  1. Contexto externo – ambiente legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais quanto nacionais, regionais ou locais.
  2. Contexto interno – valores, cultura, conhecimento e desempenho da organização

A Norma ABNT NBR ISO 9000:2015 na seção 2.2.3 diz que alguns exemplos da organização podem se expressar incluindo a:

  •  visão e missão da organização
  • as políticas e
  • seus objetivos.

Mas o que e como podemos fazer?

A Norma diz o que fazer, mas não especifica como fazer, mas um documento adequado aqui é o Planejamento Estratégico de sua organização.

Faça Download do Modelo de Planejamento Estratégico, acima.

O Planejamento Estratégico de uma organização é estabelecido levando-se em conta as questões externas e internas abordadas nesta seção da Norma.

Estas são monitoradas e analisadas criticamente, geralmente pela liderança da organização, a intervalos planejados.

O Planejamento Estratégico

A organização estabelece num Planejamento Estratégico as questões financeiras, comerciais, administrativas, técnicas, etc.

Onde estabelecem objetivos e metas de custos, faturamentos, investimentos, projeção do mercado, novos produtos.

Enfim o que a organização está planejando para o próximo período.

São analisados os riscos e oportunidades, através da matriz SWOT ou usam o Canvas, muitas organizações usam as diretrizes da ISO 31000 para análise e gerenciamento dos riscos.

Mas alguma ferramenta é utilizada para analisar e gerenciar os riscos e oportunidades, considere utiliza-la na sua organização também.

Se a sua organização já tem o Planejamento Estratégico, então está atendido este requisito?

Talvez sim ou talvez em parte, e necessitando de uma adequação do Plano Estratégico.

Até esta versão da Norma, o que havia, na maior parte das organizações, eram as atividades da ISO, as atividades da empresa e do negócio e estas dificilmente andavam juntas.

No SGQ havia o RD  (Representante da Direção) e o resto da organização que trabalhavam em separado.

Então no Planejamento Estratégico da organização não eram incluídas as questões dos Sistema de Gestão da Qualidade, mais especificamente da Norma ISO 9001.

As atividades da ISO eram feitas para atender a auditoria da certificadora, que era trabalho do RD, enquanto as outras pessoas cuidavam dos negócios da organização.

Infelizmente sempre foi assim.

O objetivo da Norma ISO 9001:2015 é dar ênfase a Liderança, principalmente da Alta Direção, no envolvimento e participação do SGQ.

Fazendo com que haja um alinhamento entre a ISO 90001:2015 e os negócios da organização, e para isso a Alta Direção é de suma importância.

Descreva no Manual da Qualidade

Descreva no Manual da Qualidade ou num outro documento geral que delineie o Sistema de Gestão da Qualidade:

  • todo esse processo de planejamento,
  • implementação,
  • monitoramento e
  • analise do Planejamento Estratégico da organização.

Inclua também no Manual, a visão e a missão da organização, a política e objetivos da organização.

Vejam na sequencia o artigo da segunda subseção dentro do Contexto da organização

“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”

Conclusão

Falamos sobre o item da Norma ISO 9001:2015

“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”

O Planejamento Estratégico é um documento de suma importância no atendimento a este requisito da Norma.

Sem falar na importância que tem na gestão de sua organização em termos práticos.

Esperamos ter ajudado, caso tenha alguma dúvida coloque no campo do comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.

6 comentários em “Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”

  1. Eu gostaria é de um exemplo pratico do que é questões internas e externas. Acho tudo muito vago. E como monitorar.

    1. Olá Jacques
      Esta é uma pergunta que nos fazem muito, dar um exemplo pratico das questões internas e externas da organização. Estas questões como já mencionado depende do tipo de organização, mas vejamos o que menciona a Norma ISO 9001:2015, nas questões externas ela pede para analisar o ambiente legal em que está inserida a organização, o mercado e seus competidores, a sociedade, os clientes, a economia, e dependendo da organização pode ser não só local, mas nacional ou internacional. Internamente as questões de valores, cultura da empresa, a situação do conhecimento, o desempenho, os colaboradores, tem que ser levados em conta.
      Mas o que quer dizer tudo isso? São questões que influenciam na forma da organização competir no mercado em que atua, não é esse o objetivo maior de uma organização?
      Você pediu um exemplo pratico, mas uma organização prestadora de serviço de contabilidade é muito diferente de uma industria que fornece algum tipo de produto, as questões internas e externas das duas são muito diferentes.
      Nos envie informações de sua organização, pelo email: [email protected].
      Com isso montaremos um exemplo de suas questões, lembre-se que estas questões são a base de um planejamento estratégico e o monitoramento é feito neste planejamento estratégico, veja nosso artigo sobre planejamento estratégico.
      Estamos a disposição para mais informações
      Saudações

  2. Bom dia!!
    Para que sejam determinadas estas questões externas e internas e que sejam monitoradas e analisadas informações sobre estas questões, estas , a determinação e o monitoramento e análise ,precisam ser estabelecidas em uma informação documentada? A norma estabelece isso onde?
    grato!

    1. Olá Érico.
      Esta sua pergunta é muito boa, pois a Norma não diz que as questões externas e internas, seu monitoramento e analise sejam documentadas. Mas vamos analisar que fica muito informal não documenta-la, como poderia se ter tudo sem estar escrito em algum documento? E dependendo da organização a quantidade de informação é grande e o numero de pessoas envolvidas também, como poderia ser gerenciado tudo isso sem documentar, essa é a pergunta. A opção de não documentar depende da organização dominar estas informações. A Norma não diz que recomendado documentar as informações que a organização determine como necessárias para a eficacia do SGQ? Um auditor pode questionar por este ponto de vista. Veja se esclareci para voe e boa sorte à voce. Estou a disposição para mais informações

  3. Antonio Sérvulo Goulart Horta

    Gostaria de ver um exemplo de Escopo do SGQ na nova norma para uma empresa de beneficiamento de aço

    1. Olá, Antonio
      Nós explicamos sobre escopo do SGQ no artigo “O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”, dê uma olhada nele.
      Mas se voce ainda quiser um exemplo mais detalhado de escopo me envie pelo e-mail: [email protected] mais detalhes de sua empresa, no email solicitarei quais são estes dados, ficaria muito longo aqui neste campo de comentário, OK? fico a espera.

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