As etapas do Planejamento Estratégico

Este artigo mostra as etapas do planejamento estratégico.

Gestão OrganizacionalUm conceito importantíssimo que atende aos requisitos da ISO 9001:2015.

Ter um planejamento estratégico bem formulado atende-se muitos dos requisitos da seção 4 e da seção 5 da Norma ISO 9001:2015 e também da ISO 14001:2015.

Lembrando que é um processo de administração estratégica como parte da Gestão Organizacional.


Vejam também os artigos abaixo:

“Como fazer um Planejamento Estratégico?

“O contexto da organização na ISO 9001:2015”

“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”

“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”

“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”


Download de Modelo de Planejamento Estratégico

Façam DOWNLOAD de um modelo de Planejamento Estratégico adequada à ISO 9001:2015, clicando abaixo:

Modelo de Planejamento Estratégico



Use o modelo para adequar à sua organização, mas lembrando que o modelo é o output do Planejamento, vejam abaixo as Etapas do Planejamento Estratégico.


As etapas do Planejamento estratégico

As etapas do Planejamento Estratégico
As etapas do Planejamento Estratégico

Para um Planejamento Estratégico efetivo e eficaz, as organizações têm que estabelecer uma rotina sistemática acompanhando as etapas mencionadas abaixo.

Estas etapas são:

1) analisar o ambiente organizacional,

2) estabelecer as diretrizes organizacionais,

3) formular as estratégias,

4) implementar

5) controlar estas estratégias.

Todas as etapas são de suma importância, mas a organização tem que focar a atenção na fase da implementação.

Para que isso ocorra efetivamente, é importante envolver as pessoas desde as etapas iniciais, mostrando que o envolvimento,]

A participação destas é de suma importância em todo o processo.

Vejamos abaixo as etapas do Planejamento Estratégico

Etapa 1: Analisar o ambiente estratégico

Este processo de administração estratégica inicia com uma análise de todo o ambiente organizacional

Onde através de um monitoramento de todo o ambiente se identifica as oportunidades e riscos que podem estar ocorrendo ou podem vir a ocorrer no ambiente organizacional.

A norma neste ponto ajuda ao definir que devem ser determinadas as questões internas e externas que fazem parte do contexto da organização.

Através da análise do ambiente externo se identificam as ameaças e as oportunidades aos quais a organização pode ou não utilizar estas informações para seu planejamento estratégico.

Informações do ambiente externo podem ser do ambiente legal, tecnológico, social, cultural, do mercado atuante e competitivo.

O ambiente interno fornece informações das forças e fraquezas da organização que podem ou não ser considerados no seu planejamento estratégico.

Estes podem ser relacionados ao desempenho, conhecimento e competência interna da organização.

Sempre lembrando que a competência organizacional depende das competências individuais, isso está relacionado à gestão estratégico de pessoas, que será tema de um outro artigo.

Foi mencionado as ameaças e oportunidades externas, as forças e fraquezas internas, que evidentemente está relacionado a analise através da matriz SWOT, que também será objeto de outro artigo.

Etapa 2: Estabelecer as diretrizes organizacionais

Nesta etapa são definidas questões como: o que a organização “quer ser” e “onde quer chegar”.

Evidentemente estamos falando de Missão, Visão e Valores da organização que vão nortear toda a estratégia da organização.

Missão

É a razão de ser ou pelo qual a organização existe, através da Missão todas as partes interessadas internas ou externas reconhecem proposito da organização.

Sendo um fator de motivação e envolvimento destes nestes propósitos.

Visão

É um norte para uma direção ou caminho proposto pela organização que almeja alcançar para o futuro, a médio ou longo prazo.

É uma proposta realista onde todos os esforços serão alocados para atingi-lo.

Valores

Guiam os comportamentos e atitudes da estrutura organizacional, seus princípios éticos e morais, atendendo às necessidades das partes interessadas internas ou externas.

E os objetivos organizacionais são as intenções da organização com metas organizacionais para serem atingidas, compreende a competência organizacional para conseguir os intentos.

A definição destes objetivos pode determinar o sucesso no mercado competitivo em que a organização atua.

Etapa 3: Formular as estratégias

Após a formulação dos objetivos organizacionais a organização deve formular as estratégias para a realização destes objetivos.

O objetivo central da estratégia organizacional é lidar com o mercado competitivo, com a concorrência e todo o ambiente organizacional levantado, de modo satisfatório e visam atingir as metas estabelecidas

Etapa 4: Implementar a estratégia

Nesta etapa as estratégias estabelecidas são executadas, conforme um planejamento estabelecido.

A implementação de uma estratégia organizacional depende:

  • da ciência das mudanças necessárias para implementar uma nova estratégia,
  • da cultura da organização,
  • da estrutura organizacional,
  • das diferentes abordagens de implementação e
  • o conhecimento e competência para o sucesso da implementação.

Etapa 5: Controlar a estratégia

Nesta etapa é feito o monitoramento e avaliação de todo o processo para o atingimento das metas organizacionais.

Devem ser feitas correções e melhorias para assegurar o sucesso do planejamento estratégico.

Devem ser feitas medições do desempenho em todas as áreas envolvidas e comparadas aos objetivos e metas estabelecidas.

As metas podem ser de medida qualitativa ou quantitativa, ou a combinação de ambos.

Mais dúvidas ou esclarecimentos, deixem no campo comentário abaixo, que serão respondidos o mais rápido possível.