Este artigo mostra as etapas do planejamento estratégico.
Um conceito importantíssimo que atende aos requisitos da ISO 9001:2015.
Ter um planejamento estratégico bem formulado atende-se muitos dos requisitos da seção 4 e da seção 5 da Norma ISO 9001:2015 e também da ISO 14001:2015.
Lembrando que é um processo de administração estratégica como parte da Gestão Organizacional.
Vejam também os artigos abaixo:
“Como fazer um Planejamento Estratégico?“
“O contexto da organização na ISO 9001:2015”
“Necessidades e expectativas das partes interessadas na ISO 9001:2015”
“Entendendo a organização e seu contexto na ISO 9001:2015”
“O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade na ISO 9001:2015”
Download de Modelo de Planejamento Estratégico
Façam DOWNLOAD de um modelo de Planejamento Estratégico adequada à ISO 9001:2015, clicando abaixo:
Use o modelo para adequar à sua organização, mas lembrando que o modelo é o output do Planejamento, vejam abaixo as Etapas do Planejamento Estratégico.
As etapas do Planejamento estratégico
Para um Planejamento Estratégico efetivo e eficaz, as organizações têm que estabelecer uma rotina sistemática acompanhando as etapas mencionadas abaixo.
Estas etapas são:
1) analisar o ambiente organizacional,
2) estabelecer as diretrizes organizacionais,
3) formular as estratégias,
4) implementar
5) controlar estas estratégias.
Todas as etapas são de suma importância, mas a organização tem que focar a atenção na fase da implementação.
Para que isso ocorra efetivamente, é importante envolver as pessoas desde as etapas iniciais, mostrando que o envolvimento,]
A participação destas é de suma importância em todo o processo.
Vejamos abaixo as etapas do Planejamento Estratégico
Etapa 1: Analisar o ambiente estratégico
Este processo de administração estratégica inicia com uma análise de todo o ambiente organizacional
Onde através de um monitoramento de todo o ambiente se identifica as oportunidades e riscos que podem estar ocorrendo ou podem vir a ocorrer no ambiente organizacional.
A norma neste ponto ajuda ao definir que devem ser determinadas as questões internas e externas que fazem parte do contexto da organização.
Através da análise do ambiente externo se identificam as ameaças e as oportunidades aos quais a organização pode ou não utilizar estas informações para seu planejamento estratégico.
Informações do ambiente externo podem ser do ambiente legal, tecnológico, social, cultural, do mercado atuante e competitivo.
O ambiente interno fornece informações das forças e fraquezas da organização que podem ou não ser considerados no seu planejamento estratégico.
Estes podem ser relacionados ao desempenho, conhecimento e competência interna da organização.
Sempre lembrando que a competência organizacional depende das competências individuais, isso está relacionado à gestão estratégico de pessoas, que será tema de um outro artigo.
Foi mencionado as ameaças e oportunidades externas, as forças e fraquezas internas, que evidentemente está relacionado a analise através da matriz SWOT, que também será objeto de outro artigo.
Etapa 2: Estabelecer as diretrizes organizacionais
Nesta etapa são definidas questões como: o que a organização “quer ser” e “onde quer chegar”.
Evidentemente estamos falando de Missão, Visão e Valores da organização que vão nortear toda a estratégia da organização.
Missão
É a razão de ser ou pelo qual a organização existe, através da Missão todas as partes interessadas internas ou externas reconhecem proposito da organização.
Sendo um fator de motivação e envolvimento destes nestes propósitos.
Visão
É um norte para uma direção ou caminho proposto pela organização que almeja alcançar para o futuro, a médio ou longo prazo.
É uma proposta realista onde todos os esforços serão alocados para atingi-lo.
Valores
Guiam os comportamentos e atitudes da estrutura organizacional, seus princípios éticos e morais, atendendo às necessidades das partes interessadas internas ou externas.
E os objetivos organizacionais são as intenções da organização com metas organizacionais para serem atingidas, compreende a competência organizacional para conseguir os intentos.
A definição destes objetivos pode determinar o sucesso no mercado competitivo em que a organização atua.
Etapa 3: Formular as estratégias
Após a formulação dos objetivos organizacionais a organização deve formular as estratégias para a realização destes objetivos.
O objetivo central da estratégia organizacional é lidar com o mercado competitivo, com a concorrência e todo o ambiente organizacional levantado, de modo satisfatório e visam atingir as metas estabelecidas
Etapa 4: Implementar a estratégia
Nesta etapa as estratégias estabelecidas são executadas, conforme um planejamento estabelecido.
A implementação de uma estratégia organizacional depende:
- da ciência das mudanças necessárias para implementar uma nova estratégia,
- da cultura da organização,
- da estrutura organizacional,
- das diferentes abordagens de implementação e
- o conhecimento e competência para o sucesso da implementação.
Etapa 5: Controlar a estratégia
Nesta etapa é feito o monitoramento e avaliação de todo o processo para o atingimento das metas organizacionais.
Devem ser feitas correções e melhorias para assegurar o sucesso do planejamento estratégico.
Devem ser feitas medições do desempenho em todas as áreas envolvidas e comparadas aos objetivos e metas estabelecidas.
As metas podem ser de medida qualitativa ou quantitativa, ou a combinação de ambos.
Mais dúvidas ou esclarecimentos, deixem no campo comentário abaixo, que serão respondidos o mais rápido possível.