Ferramentas KAIZEN

Ferramentas KAIZEN para Melhoria continua

Neste artigo falaremos sobre as ferramentas KAIZEN, a melhoria continua que impulsionou a indústria japonesa e qual a sua base.

Para o KAIZEN ser efetivo o principal foco é não culpar as pessoas pelos erros, mas verificar os métodos de trabalho, pois estes podem estar:

  • Dificultosos: a dificuldade faz as pessoas errarem.
  • Não claros: a dúvida gera erros.
  • Mal definidos: uma definição errada resulta em erros.

Normalmente quando vamos analisar um problema gerado por erro humano, focamos nele e já pensamos em dar treinamento a ele e está tudo resolvido.

Não! Isso é um erro! Não é uma ação que evite a recorrência do problema e nem é causa real do problema.

As pessoas erram porque existem outros problemas associados,

  • problema no equipamento,
  • problema no método,
  • problema no sistema
  • outros

Uma variedade grande de problemas que geralmente é coberto pela atenção do trabalhador em cobrir o problema, até que ocorre a falha desta atenção e ocorre o problema.

Numa análise dirão que é problema da pessoa e darão treinamento a este e ponto final.

Então o Staff tem que ficar atento a estes outros detalhes, analisa-los e resolver estes outros problemas.

Um exemplo de sistema que evita estes problemas das pessoas é o ポカヨケ Pokayoke ou a prova de erros (humanos) criado pela Toyota, eles não atacavam o problema de pessoas.


Vejam outros artigos relacionados, cliquem abaixo para acessar:

“Como fazer KAIZEN a base da Melhoria Continua do Japão”

“Exemplos de KAIZEN baseado nos 3K Kitsui Kitanai Kiken



“O KAIZEN e a motivação, a base da melhoria do clima organizacional”

“A ferramenta Kaizen 3Y Parar, Reduzir, Modificar”

“Programa de Sugestão de Melhorias uma das bases do Kaizen”

“Como fazer Brainstorming para ter sucesso no Kaizen”


Ferramentas KAIZEN

Um outro ponto que se deve ficar atento é orientar os trabalhadores nesse sentido.

No dia a dia de trabalho o local de trabalho é um amontoado de problemas.

As pessoas não percebem o problema ou mesmo que percebam não dão a devida atenção.

É o tal de conviver com a situação anormal.

Coisas como:

  • “Isto está estranho”,
  • “ocorreu um imprevisto”,
  • “está demorado”,
  • “não tenho os objetos necessário no momento em que são necessários”,
  • “tempo grande de parada”,
  • “o resultado está diferente”…

E não é tomada nenhuma providencia por achar que é normal no dia a dia e os problemas vão se acumulando gerando rejeitos, custos desnecessários, tempo perdido.

É o momento de se fazer KAIZEN!

No Japão usam 2 métodos de identificação destes problemas:

3K Kitsui, Kitanai, Kiken

Método do 3K: キツイKitsui, 汚いKitanai, 危険Kiken, que podem ser traduzidos como: É duro, É sujo, É perigoso.

Coisas como:

  • É duro levantar esta peça.
  • É duro carregar este carrinho.
  • É sujo trabalhar na máquina.
  • É sujo andar pelo corredor.
  • É perigoso descer a escada.
  • É perigoso levar o produto, etc.

Sempre que surjam estas reclamações está na hora de fazer KAIZEN!.

Veja exemplo de aplicação do 3K no artigo abaixo:

“Exemplos de KAIZEN baseado nos 3K Kitsui Kitanai Kiken”

3Mu Muri, Muda, Mura

Método do 3MU: Muri無理, Muda無駄 , Muraむら

A expressão “Elimine completamente Muda, Mura, Muri” foi criada por Taiichi Ohno da Toyota.

Onde Muda, Mura, Muri quer dizer:

  • (Muda) desperdício,
  • (Mura) irregular ou não uniforme,
  • (Muri) difícil, excessivo ou impossível.

Então o trabalho precisa ser analisado, onde há desperdício, onde estão irregulares e onde está difícil.

As pessoas no dia a dia, reclamam que o trabalho é difícil, há excesso de atividade, muito desperdício, nunca é feito de modo igual, o trabalho é duto, é perigoso e é sujo,…

Mas ninguém toma providencia e os problemas vão surgindo.

Uma vez localizado estes pontos toma-se ações e faz-se o KAIZEN, simples assim.

Espero ter ajudado, caso tenham dúvidas deixe um comentário abaixo.

2 comentários em “Ferramentas KAIZEN para Melhoria continua”

  1. João Batista Moraes

    Parabens, por todos os comentarios acabei aprendendo muito mais e com certeza vou repassar para meus alunos da uniersidade.
    Otimos comentarios e modelos criativos diante do exposto.
    Att:
    Prof. Dr. Eng. Moraes

    1. Olá Prof. Moraes
      Muito obrigado pelo elogio. Isso é motivo de muita satisfação e motivação à nós.
      Principalmente vindo de uma pessoa do meio acadêmico.
      Caso queira outros materiais que esteja a nosso alcance, por favor solicite-nos que providenciaremos de imediato
      Att
      Wataru Kose

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.