Neste artigo veremos conceitos sobre o Principio dos 3 Gen no 5 Porques da Toyota.
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“Qual o objetivo dos 5 Porques”
“Objetivo dos 5 Porques é buscar a causa real”
Use o Principio dos 3 Gen
O 5 porque foi idealizado por Taiichi Ohno da Toyota, como forma de chegar a causa raiz dos problemas.
A fim de evitar tomar ações de melhoria em causas não reais que ocasionam perda de tempo e de dinheiro.
Principalmente o envio de produto com problema ao cliente.
Que é um mal maior de uma empresa.
A técnica de 5 porque é muito simples.
Pois é só perguntar porque 5 vezes a respeito de um problema na tentativa de chegar a causa raiz.
O maior problema é que dentro de sua simplicidade existe o risco de nunca se chegar a causa raiz.
Devido ao problema de não se saber o uso do conceito correto de análise de causa.
Um dos maiores problemas que Ohno percebeu é que os engenheiros ou o staff responsáveis por analisar o problema e tomar ações de melhoria.
Não tinham domínio do ocorrido pois se baseavam nas informações passadas pelos operadores de onde ocorreu o problema.
Muitas vezes não condizia com a realidade, o que era passado era a realidade sob a ótica dos operadores.
Gemba 現場, Genbutu現物, Genjitsu現実
Então Taichi Ohno disse: ao analisar e tomar ações de melhoria, se baseiem no Princípio dos 3 Gen 現
- Gemba 現場
- Genbutu現物
- Genjitsu現実
- Gemba: quer dizer o local de trabalho,
- Ohno disse: “vá ao local onde ocorreu o problema.”
- Genbutu: quer dizer a peça original,
- Ohno disse: “veja a peça que ocorreu o problema, analise-a.”
- Genjitu: quer dizer realidade,
- Ohno disse: “se baseiem na realidade dos fatos para analisar o problema.”
Uma outra coisa que ele disse é:
“Nunca analisem as causas baseados no (Genshô 現象) ou seja no fenômeno”
O que ele quis dizer com isso é que a ocorrência do problema é um fenômeno ocorrido.
Mas a causa não é um fenômeno ocorrido.
Vamos explicar isso com um exemplo simples:
Problema ocorrido: surgiu uma não conformidade de comprimento da peça ficar menor.
A causa diríamos: “o operador mediu errado”.
Mas medir errado ainda não é uma causa é uma ação (fenômeno) que ocorreu.
Mediu errado porque?
Digamos que não estava devidamente treinado, aqui sim pode ser uma causa, pois não é uma ação (fenômeno).
Mas também não é uma causa raiz, pois retreina-lo não evita a recorrência do problema.
Outro operador pode estar na mesma situação ou um novo operador a ser contratado poderá fazer a mesma coisa.
Por que não estava devidamente treinado?
Se você disser que o instrutor ensinou de modo insuficiente, também não é uma causa, é uma ação de ensinar errado.
Aqui devemos perguntar porque o treinamento foi insuficiente?
Digamos que o instrutor não tinha domínio da forma correta de treinamento.
Aqui sim, pode ser uma causa raiz.
Onde uma ação de melhoria seria dar orientação ao instrutor ou troca-lo por outro instrutor.
Mas e se a orientação ao instrutor foi inadequada, será que o sistema de treinamento da empresa está adequado?
Esta poderia ser uma causa real, dai surge a necessidade de se fazer um estudo para melhorar este sistema.
Melhorando este sistema garante que este instrutor e os outros fiquem capacitados para dar treinamento.
Essa sim seria uma causa raiz e ação de melhoria eficaz.
Como vimos acima a analise baseada no Principio dos 3 Gen nos leva à causa real e consequente ação de melhoria que evite a recorrência dos problemas.
Isso levou à melhoria dos produtos da Toyota e seu Sistema de Produção virasse referencia no mundo todo.
Espero ter ajudado, em caso de duvidas deixe um comentário