Neste artigo veremos sobre qual o objetivo dos 5 Porques, na resolução de problemas.
Vejam outros artigos sobre 5 Porques, cliquem abaixo para acessar:
“Como usar o 5 Porques idealizado por Taiichi Ohno no Kaizen da Toyota”
“O Princípio dos 3 Gen no 5 porque da Toyota”
Qual o objetivo dos 5 Porques?
Repetir “Porque 5 vezes” reflete a existência de causas relacionadas e associadas a problemas originadas por falhas.
Por isso, uma pessoa inexperiente e que não saiba o objetivo dos 5 Porques.
Acaba pensando que “eliminou a recorrência” fazendo uma melhoria que só faz uma contenção do problema.
Fazer melhorias baseando-se nas pressuposições das pessoas o problema volta a ocorrer.
Vejam também os artigos sobre 5 Porques, cliquem abaixo para acessar:
“Qual o objetivo dos 5 Porques”
“O Princípio dos 3 Gen no 5 porque da Toyota”
Mas o que fazer?
É difícil prever quando e quanto uma pessoa irá cometer erros.
Ainda por cima se esta for substituída, esta frequência de erros irá mudar.
Os seguintes motivos levam as empresas a adotarem a Análise dos 5 Porques:
- Solicitação pelo cliente como método de busca das causas dos problemas
- Evitar eficazmente a recorrência dos problemas.
- Tomar ações rápidas para melhoria.
- Tomar as melhores ações de melhoria.
- Mostrar legitimidade das ações de melhoria satisfazendo aos clientes e aos superiores.
A causa real
Para conseguirmos isso há a necessidade de se faze-la usando o método de modo eficaz.
Sempre focalizando na causa real do problema.
Assim pode-se com segurança e rapidez evitar a sua recorrência do que ficar tomando ações não eficazes baseado em várias outras causas.
A Causa real é a causa que conduz definitivamente para a ocorrência do problema.
Tomando ações de melhoria em cima desta causa o problema não recorrerá.
O objetivo do 5 Porques (analise dos 5 Porques) é descobrir a verdadeira causa do problema.
Tomando ações sobre ela para evitar a recorrência.
Porem além da causa real muitas vezes ocorrem falhas simultaneamente em que as causas são outras.
Deve-se ficar atendo a isso e tomar ações corretivas em cima destas.
Uma coisa que devemos ter em mente é que mesmo havendo falhas pode não ocorrer o problema e passar despercebido.
Mas existindo a falha pode ocorrer algum problema num determinado momento e num local inesperado, por isso deve-se ficar atendo a estas falhas.
Causa da ocorrência do problema
No nosso dia a dia ocorrem vários problemas como acidentes e incêndios.
No Japão existe um estudo chamado “Estudo da falha 失敗学”, lê-se SHIPAI-GAKU.
Para evitar que os acidentes voltem a ocorrer ou a minimizar seus efeitos.
Em 2011 houve o grande terremoto e maremoto no Japão ocasionando problemas nos reatores nucleares da cidade de Fukushima.
O chefe da comissão de Estudo da falha disse:
“Pode-se dividir em vários itens como desconhecimento, descuido e outros como causa das falhas, mas falhas que não se podem prever são por causa desconhecidas da maioria”.
Claro que na Análise dos 5 Porques só se pode analisar causas que são conhecidas.
Uma pessoa que executa uma atividade que domina.
Através da Análise dos 5 Porques certamente irá descobrir a causa real dos problemas de sua atividade
E como ocorre um problema?
Devemos ter em mente que se ocorrer um problema, haverá uma causa.
Mas há casos em que um problema ocorre através de sobreposição de várias causas.
Há também casos em que um problema pode ser ampliado por ocorrência simultâneas de várias causas.
Nestes casos devemos fazer uma estratificação e isolar cada causa e analisa-las separadamente.
Esse é o objetivo dos 5 Porques.
Fonte: artigo “Regra do 5 Porques” em: http://www4.tokai.or.jp/
Espero ter ajudado, em caso de duvidas deixem um comentário abaixo.