Qual o objetivo dos 5 Porques

Qual o objetivo dos 5 Porques

Neste artigo veremos sobre qual o objetivo dos 5 Porques, criado por Taiichi Ohno da Toyota.


Vejam outros artigos sobre 5 Porques, cliquem abaixo para acessar:

“Objetivo dos 5 Porques é buscar a causa real”

“O Princípio dos 3 Gen no 5 porque da Toyota”


Qual o Objetivo dos 5 Porques

Qual o objetivo dos 5 Porques
Qual o objetivo dos 5 Porques

Qual o objetivo dos 5 Porques?

É descobrir a causa raiz de um problema.

De acordo com Taiichi Ohno da Toyota:

Você tem que perguntar Porque 5 vezes antes de tomar uma ação efetiva.

Senão pessoas inexperientes acabam fazendo uma análise ineficaz.

Tomando ação de melhoria que só faz a contenção do problema momentaneamente.

Mas que não evita sua recorrência.

Outro problema que pode ser gerado de uma Análise dos 5 Porquês ineficaz.



É que muitos se baseiam em suposições durante a análise.

Nunca se baseando em fatos verificados, sendo motivo de ações também ineficazes.

Devemos ter em mente que a Causa real é a causa que conduz para a ocorrência definitiva de um problema.

Por isso tomando ações de melhoria em cima desta causa fará com que o problema não ocorra novamente.

Um outro ponto que devemos estar atentos numa Análise dos 5 Porques.

É que muitas vezes a ocorrência de um problema pode estar atrelado a ocorrência de várias falhas simultâneas.

E a somatória destas falhas colaboraram para a ocorrência do problema.

Vejamos um exemplo para ilustração:

  • ocorreu um problema de diâmetro de uma peça ficar menor que o especificado,
  • pela verificação chegou-se à conclusão que a máquina estava com problema de variação.
  • isso acarretava algumas vezes o diâmetro da peça ficar menor,
  • mas ao aprofundar a analise viu-se que os operadores estavam cientes do problema
  • e estavam trabalhando com intervalo de medição menor para evitar o problema
  • até que a máquina fosse para conserto
  • o operador que estava trabalhando era uma ajuda de outro setor
  • e não tinha sido devidamente alertado sobre o problema
  • e que deveria medir com um intervalo de medição menor que o normal.

Se o pessoal técnico tivesse somente colocado a máquina para conserto resolveria momentaneamente o problema para aquela máquina.

Mas a não comunicação aos operadores de ajuda ou até mesmo mais novatos fez com que o problema retornasse.

Então uma ação definitiva poderia ser melhorar o sistema de comunicação e orientação aos operadores sobre alterações nos processos.

Se a verificação e a Análise dos 5 Porques não fosse adequada não se chegaria ao problema da comunicação.

E o problema certamente voltaria a ocorrer, utilizar a técnica de estratificação nestes casos é de suma importância.

Se os problemas surgem de falhas ou uma somatória de falhas, mas existem falhas que são imprevisíveis tais como;

  • desgastes nos equipamentos,
  • quebras por estresse,
  • variações térmicas,
  • etc.

Para mitigar estes problemas pode-se estabelecer métodos preventivos como antecipação as quebras e falhas.

Pois muitas vezes as causas de ocorrência destas falhas podem ser desconhecidas.

Claro que na Análise dos 5 Porques só se pode analisar causas que são conhecidas.

Essa é a resposta para a pergunta “Qual o objetivo dos 5 Porques”.

Espero ter ajudado, em caso de duvidas deixem um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.