Neste artigo veremos sobre qual o objetivo dos 5 Porques, criado por Taiichi Ohno da Toyota.
Vejam outros artigos sobre 5 Porques, cliquem abaixo para acessar:
“Objetivo dos 5 Porques é buscar a causa real”
“O Princípio dos 3 Gen no 5 porque da Toyota”
Qual o Objetivo dos 5 Porques
Qual o objetivo dos 5 Porques?
É descobrir a causa raiz de um problema.
De acordo com Taiichi Ohno da Toyota:
Você tem que perguntar Porque 5 vezes antes de tomar uma ação efetiva.
Senão pessoas inexperientes acabam fazendo uma análise ineficaz.
Tomando ação de melhoria que só faz a contenção do problema momentaneamente.
Mas que não evita sua recorrência.
Outro problema que pode ser gerado de uma Análise dos 5 Porquês ineficaz.
É que muitos se baseiam em suposições durante a análise.
Nunca se baseando em fatos verificados, sendo motivo de ações também ineficazes.
Devemos ter em mente que a Causa real é a causa que conduz para a ocorrência definitiva de um problema.
Por isso tomando ações de melhoria em cima desta causa fará com que o problema não ocorra novamente.
Um outro ponto que devemos estar atentos numa Análise dos 5 Porques.
É que muitas vezes a ocorrência de um problema pode estar atrelado a ocorrência de várias falhas simultâneas.
E a somatória destas falhas colaboraram para a ocorrência do problema.
Vejamos um exemplo para ilustração:
- ocorreu um problema de diâmetro de uma peça ficar menor que o especificado,
- pela verificação chegou-se à conclusão que a máquina estava com problema de variação.
- isso acarretava algumas vezes o diâmetro da peça ficar menor,
- mas ao aprofundar a analise viu-se que os operadores estavam cientes do problema
- e estavam trabalhando com intervalo de medição menor para evitar o problema
- até que a máquina fosse para conserto
- o operador que estava trabalhando era uma ajuda de outro setor
- e não tinha sido devidamente alertado sobre o problema
- e que deveria medir com um intervalo de medição menor que o normal.
Se o pessoal técnico tivesse somente colocado a máquina para conserto resolveria momentaneamente o problema para aquela máquina.
Mas a não comunicação aos operadores de ajuda ou até mesmo mais novatos fez com que o problema retornasse.
Então uma ação definitiva poderia ser melhorar o sistema de comunicação e orientação aos operadores sobre alterações nos processos.
Se a verificação e a Análise dos 5 Porques não fosse adequada não se chegaria ao problema da comunicação.
E o problema certamente voltaria a ocorrer, utilizar a técnica de estratificação nestes casos é de suma importância.
Se os problemas surgem de falhas ou uma somatória de falhas, mas existem falhas que são imprevisíveis tais como;
- desgastes nos equipamentos,
- quebras por estresse,
- variações térmicas,
- etc.
Para mitigar estes problemas pode-se estabelecer métodos preventivos como antecipação as quebras e falhas.
Pois muitas vezes as causas de ocorrência destas falhas podem ser desconhecidas.
Claro que na Análise dos 5 Porques só se pode analisar causas que são conhecidas.
Essa é a resposta para a pergunta “Qual o objetivo dos 5 Porques”.
Espero ter ajudado, em caso de duvidas deixem um comentário abaixo.