Seiri Seiton o inicio do 5S
Neste artigo explicaremos sobre as etapas do Seiri Seiton o inicio do 5S.
Nenhum programa 5S inicia sem estas duas etapas.
O Seiri e o Seiton é parte primordial da metodologia 5s para a implantação do programa 5S na empresa
Falaremos também dos outros tres S, são os S da manutenção do programa 5S:
- Seissou
- Seiketsu
- Shitsuke
O objetivo principal da implantação do programa 5S na empresa não é só obter um local de trabalho limpo e visualmente organizado.
Claro que um local limpo e visualmente organizado é de suma importância o ambiente organizacional.
Mas se a manutenção desta limpeza estiver atrapalhando o trabalho das pessoas, está errado!
O objetivo principal do programa 5S é obter eficiência e eficácia nas atividades!
Colocamos uma série de artigos para mostrar como fazer isso.
Mas o que significa 5S?
O 5S são as iniciais das palavras:
SEIRI seleção e separação
SEITON organização
SEISSOU limpeza
SEIKETSU higiene
SHITSUKE disciplina
Vejam também os artigos sobre 5S, cliquem abaixo para acessar:
“Auditoria 5S para manutenção do programa 5S”
“Praticando o 5S da teoria à pratica”
O Seiri e o Seiton
As etapas Seiri Seiton são as etapas que iniciam e são primordiais na implantação do programa 5S.
Porisso o titulo deste artigo como Seiri Seiton o inicio do 5S
Vejamos o que é o SEIRI e o SEITON do programa 5S:
SEIRI (整理)
No Brasil o SEIRI é chamado de “Senso de seleção” ou de “Senso de separação”.
Ou seja, é separar as coisas necessárias das desnecessárias, e descartar as coisas desnecessárias.
“O dia D do 5S”
Algumas empresas fazem o SEIRI geral num dia chamado de “Dia D”.
No “Dia D” todos param o trabalho para executar o SEIRI.
E o SEITON também, organização que será explicado mais abaixo.
Alguns “Gurus” e “consultores” orientam o que fazer neste dia.
Mas temos visto que o foco é totalmente no SEIRI e na limpeza.
Não dão continuidade na etapa importante que é a organização com enfase na eficiência e na eficacia.
Implantação do programa 5S não é isso!
No Brasil é uma prática usada quase como regra geral.
Já faz muito tempo que no Japão não se usa mais isso!
O SEIRI depois de iniciado será sempre feito:
- todo dia
- toda hora
- a todo momento
Claro que se pode programar SEIRI periódicos:
- Semanal
- Quinzenal
- ou mensal
Aqui é necessário montar um cronograma programando o SEIRI periódico.
O recomendado é dividir o SEIRI em tópicos como:
- Ferramentas
- Dispositivos
- Armários
- Gavetas
- Mesas
Cada tópico é programado com data de inicio e final.
O interessante é todos os setores iniciarem ao mesmo tempo cada tópico, com prazo para termino.
Após o termino os auditores rodam a empresa para verificar a situação do SEIRI.
Uso de cores
Como dissemos deve se separar as coisas uteis, as inúteis e as duvidosas.
Recomendamos estabelecer cores para identificar cada situação.
Por exemplo:
Azul – coisas uteis
Vermelho – coisas inúteis
Amarelo – coisas duvidosas
Por que o amarelo?
Se fosse simplesmente para se separar as coisas necessárias das desnecessárias.
Pode-se providenciar uma cesta de lixo e ir descartando as coisas desnecessárias.
Mas na prática não é assim.
Sempre tem as coisas que deixam duvida.
Será que jogo fora? Ficou na dúvida?
Coloque no amarelo para reanalisar depois.
Como usar as cores?
Como identificar como azul, vermelho e amarelo?
Pode ser através de etiquetas, caixas, locais identificados com as cores, ou outro meio.
Ou um mix de tudo isso.
Lembre-se que o amarelo tem que ser de seu setor ou local de trabalho porque é de sua dúvida.
Mas pessoas de outros setores podem olhar para ver se pode ser útil a ele.
O vermelho
Como dissemos o vermelho é para se colocar as coisas inúteis.
Ao se fazer uma verificação ou uma ronda no setor para analisar as coisas.
O ideal é ter em cada setor uma caixa ou local vermelho em que se joga as coisas inúteis.
Mas há casos que não é possível se fazer isso, como um equipamento inútil mas muito pesado.
Usa-se nestes casos uma etiqueta vermelha colada a ele, para alertar as todos que vai ser descartado logo em seguida.
Então o tipo de identificação a usar depende da situação.
Local vermelho geral
Deve-se ter também um local vermelho geral da empresa.
Onde todos deverão levar as coisas em vermelho do seu setor.
Onde todos podem olhar o montante de coisas inúteis armazenada na empresa.
Muitos depois quantificam estas coisas inúteis como, quantidade, peso por categoria
Depois fazem um relatório para a Diretoria.
A quantidade excessiva
Na separação leve em conta também a quantidade das coisas.
Provavelmente haverá coisas em quantidades acima do necessário
Chaves e ferramentas são clássicas.
Geralmente os operadores guardam por precaução quantidades muitos acima do que ele necessita.
Isso é para precaver uma perda ou alguém levar ele e não devolver.
Para não perder tempo o operador faz um estoque destas chaves e ferramentas.
Não querem perder tempo fazendo solicitação ao Setor de Suprimentos
A solução é determinar regras de quantidade máxima para se ter a mão.
E fazer com que sigam estas regras.
Um outro ponto negativo disso é que quantidade excessiva dificulta a procura.
Dificulta também o gerenciamento destas.
Ela some e ninguém fica sabendo.
“Um dia posso precisar”
É comum o operador argumentar isso, ao ser perguntado por que ele tem guardado alguma coisa.
Esse é um paradigma a ser superado, isso sem exceção ocorre nas empresas.
Não ouse guardá-lo temporariamente, domine o pensamento de que pode ser útil um dia.
É importante conscientizar os operadores à superar o sentimento de que “jogar fora é um desperdício”.
Conscientizando da eficiência que resultará da organização e do descarte das coisas inúteis.
Terminado o SEIRI vamos a segunda etapa que é o SEITON.
SEITON (整頓)
Aqui você já fez a separação, ou seja, o SEIRI, daí vai organizar as coisas necessárias que você usa no seu trabalho.
No SEITON as coisas necessárias devem seguir as regras de colocação:
- num local definido
- com definição da forma de colocação
- identificadas de modo que possam ser acessadas de imediato
A definição do local e a forma de colocação devem seguir o critério de eficiência e eficácia.
Eficiência é retirar e colocar a coisa de modo rápido, sem perda de tempo.
Eficácia é retirar e colocar a coisa sem erro de pegar errado.
Sem levar isso em conta seu programa 5S não vai ter sucesso!
Fácil de pegar, fácil de devolver
No Japão a empresas usam uma regra primordial ao programa 5S.
Essa regra é levada em conta no momento da Auditoria 5S, a chamada “Patrulha 5S”
Essa regra é:
取りやすく, 戻しやすく
Lê-se TORIYASUKU, MODOSHIYASUKU
A tradução é “Fácil de pegar, fácil de devolver”
Uma ferramenta ou chave fácil de se pegar e fácil de se devolver, é mais rápida e sem erro.
- Mais rápida (Eficiência)
- Sem erro (Eficácia)
Então o SEITON tem que resultar não só num visual agradável do local de trabalho.
Mas organizado de tal modo que as coisas sejam de imediato identificadas e que o tempo de procura e de devolução seja o menor possível.
Num local de trabalho em que não se perde tempo na retirada e colocação das coisas no seu devido local, não causa desgaste ao operador.
Imaginem o stresse causado pelo acumulo desse desgaste.
A distância é importante
A fim de melhorar a eficiência o local de colocação deve ser o mais próximo possível.
No Japão a distancia ideal é a que o operador não tenha que se movimentar para pegar as coisas.
Colocam-se os porta chaves e os porta ferramentas ao alcance das mãos.
Sem esquecer os instrumentos de medição, o mais perto possível.
Instrumentos de medição pequenos como micrometro, paquímetro, devem ser colocados em caixas próximas ao operador.
Uma solução muito usada é colocar as caixas coladas às maquinas para o operador não ter que se movimentar.
Instrumento de medição maiores e de uso coletivo devem ser colocados num ponto que sejam mais próximos a todos os operadores envolvidos.
A identificação e segregação
No 5S japonês uma palavra é base para a devida identificação e segregação das coisas.
A palavra japonesa para isso é SHIKIBETSU (識別).
SHIKIBETSU é identificar para que haja uma separação, separar as coisas de modo que fiquem de fácil visualização e reconhecimento por parte das pessoas.
Organizar sem identificar não é SEITON.
Como é feito o SHIKIBETSU?
O SHIKIBETSU pode ser feito de várias formas:
- Códigos
- Cores
- Formas
Códigos
Os códigos podem ser por letras ou números ou a combinação de ambos
Uma recomendação é que sejam mnemônicos, ou seja, seja fácil de saber a qual peça pertence o código
Esta identificação não só para a coisa, mas para o local onde é armazenado, para sempre voltar ao local correto.
Por exemplo, um paquímetro de 125 mm com leitura centesimal, poderia ser: pqm125cent.
Identifique com o mesmo código o paquímetro e a caixa onde ele é armazenado.
Cores
As cores são geralmente usadas para facilitar o local a ser colocado a coisa.
Pinte com a mesma cor a coisa e o local e fica muito fácil o operador voltar ao mesmo local.
O uso de cores facilita muito o controle visual
A única ressalva quanto as cores é o seu limitado numero para identificar as coisas
As cores básicas são sete, até ao tudo bem.
Acima disso, usar as variações das cores pode acarretar confusão.
Formas
O uso de formas depende da forma da chave ou da ferramenta.
Por exemplo uma chave de boca você pode pendurar e desenhar seu perfil no local
Ou você pode usar uma espuma com o perfil escavado na espuma.
No Japão é muito usado desenhar o perfil no local de colocação com uma etiqueta de identificação.
Isso além de facilitar a devolução ao local mas também delimita o local a ser colocado.
Para sempre colocar no mesmo local.
Até aqui colocamos alguns pontos a serem observados no SEIRI e no SEITON.
Vimos que estas duas etapas são de fundamental importância na implantação do programa 5S.
Caso não seja adequadamente feita, o programa 5S não terá sucesso
E nem adianta continuar com os três próximos S.
Os outros três S SEISSOU, SEIKETSU e SHITSUKE dizem respeito à manutenção do programa 5S
Abaixo foi colocado uma breve explicação destes
SEISSOU (清掃)
Seissou é fazer a limpeza de modo que fique numa situação sem sujeira, e simultaneamente verificar detalhadamente os pontos chaves definidos no Seiton.
A tradução desta palavra é LIMPEZA, simplesmente isso!
Está ligada à limpar o local de trabalho
- varrendo
- lavando
- retirando o lixo do chão
É a etapa da limpeza.
Limpar os locais que por anos tinha sujeira debaixo das caixas, dos armários, das coisas empilhadas.
SEIKETSU (清潔)
Executar os 3 primeiros S completamente, fazendo a manutenção da situação sem sujeira e limpo.
Chamamos este senso de “Senso de higiene ou de saúde”.
Aqui no Brasil alguns o chamam de “Senso da padronização”.
Mas na realidade esta etapa tem o objetivo de manter limpo e organizado.
Executar os 3 primeiros S completamente mantendo o local de trabalho organizado, sem sujeira e limpo.
O Sentido da palavra SEIKETSU quer dizer puro e reto, ou simplesmente limpo.
É manter limpo e organizado todas as coisas e os locais onde você aplicou os 3 primeiros S.
SHITSUKE (躾)
O SHITSUKE é o chamado “Senso da Autodisciplina”
Tem uma conotação muito forte que pode dificultar sua aplicação aqui no Brasil.
O Shitsuke é executar o que foi definido e de forma definida, para que se torne um hábito.
No Japão eles não se auto disciplinam no 5º S.
Fazem torná-lo um HABITO.
Tanto que algumas empresas mudaram o nome do 5º S “SHUKANKA” (習慣化) ou Senso do Habito.
Em minha opinião ficaria mais claro para nós do Brasil e menos temeroso aplicá-lo.
É praticar todos os dias os 4 primeiros S até que tornem um hábito, é isso.
Conclusão
Mostramos neste artigo os dois S mais importantes na implantação de um programa 5S.
Foi sobre os Seiri Seiton o inicio do 5S.
Explicamos pontos nestes dois S que devem ser observados
Estes pontos são resultados de vários anos de experiencia numa multinacional japonesa.
E de anos de experiencia em responder as auditorias 5S feitas pela matriz japonesa.
Em outros artigos mostraremos mais recomendações para o sucesso do programa 5S.
Inclusive explicaremos os três S SEISSOU SEIKETSU SHITSUKE que não foram aprofundadas neste artigo.
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