O que Muda na Nova ISO 9001:2026?

A ISO 9001 passa por revisões a cada 5 a 10 anos para se manter atualizada com o mercado.
 A versão atual é de 2015, e estava planejado a ISO publicar a ISO 9001 versão 2025, mas pela delonga será publicada e 2026 sendo a ISO 9001:2026

Em 2026, eremos uma nova edição que promete ser ainda mais estratégica, digital e alinhada com os tempos modernos.

Estamos atualmente no rascunho CD2 que deve ser a versão definitiva.

 

Principais mudanças esperadas após o anúncio dos rascunhos CD1 e CD2

  1. Enfoque em Sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança)
  2. Maior integração da Transformação Digital e tecnologias digitais, como a IA e Big Data.
  3. Organizações Resilientes
  4. Abordagem orientada a resultados
  5. Reforço no papel da liderança
  6. Clareza na linguagem
  7. Separação da gestão de riscos e oportunidades
  8. Melhoria no engajamento das partes interessadas e práticas de liderança ética.
  9. Fortalecimento da importância do feedback e da satisfação do cliente

Enfoque em Sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança)

 

A nova ISO 9001 deve alinhar valores de sustentabilidade e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) em conjunto com o SGQ da organização.

Principalmente no ESG:

  1. Ambiental (E – Environmental):
  • A organização deve considerar os impactos ambientais de seus processos, enfatizando os requisitos legais e normativos e como estratégia de qualidade da organização.
  • Pode envolver análise de ciclo de vida dos produtos, consumo de energia, uso de recursos e gestão de resíduos.
  1. Social (S – Social):
  • Será abordado aspectos como condições de trabalho, segurança, diversidade, igualdade, capacitação dos colaboradores e contribuição à comunidade circunvizinha e local.
  • Avalia o impacto das decisões da organização nas partes interessadas sociais.
  1. Governança (G – Governance):
  • Foca em ética nos negócios, transparência, conformidade legal, gestão de riscos e responsabilidade da liderança.
  • A norma espera mais responsabilidade e engajamento dos líderes com práticas sustentáveis e éticas.

 

 

Maior integração da Transformação Digital e tecnologias digitais, como a IA e Big Data.



Fala: A transformação digital é um fator chave para garantir competitividade, inovação e eficiência no sistema de gestão da qualidade.

  • Identificar e aplicar tecnologias digitais que melhorem seus processos.
  • Incorporar dados em tempo real para tomada de decisões pela alta direção e envolvidos no SGQ.
  • Utilizar IA, Big Data, IoT, automação e sistemas inteligentes como parte das ferramentas do SGQ

O uso de tecnologias digitais no sistema de gestão — como sistemas integrados (ERP), dashboards, RPA (Automação de Processos Robóticos) e até inteligência artificial.

O que pode ser exigido pela norma:

  • A Avaliação da maturidade digital da organização como parte da análise do contexto da organização item 4.1 da ISO 9001.

A Integração de tecnologias digitais na gestão de riscos, monitoramento de processos, melhoria contínua e tomada de decisões baseadas em dados com fatos e evidência.

O Uso de ferramentas digitais para medir a satisfação de clientes, desempenho de fornecedores e eficiência de processos.