A ISO 9001 passa por revisões a cada 5 a 10 anos para se manter atualizada com o mercado.
A versão atual é de 2015, e estava planejado a ISO publicar a ISO 9001 versão 2025, mas pela delonga será publicada e 2026 sendo a ISO 9001:2026
Em 2026, eremos uma nova edição que promete ser ainda mais estratégica, digital e alinhada com os tempos modernos.
Estamos atualmente no rascunho CD2 que deve ser a versão definitiva.
Principais mudanças esperadas após o anúncio dos rascunhos CD1 e CD2
- Enfoque em Sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança)
- Maior integração da Transformação Digital e tecnologias digitais, como a IA e Big Data.
- Organizações Resilientes
- Abordagem orientada a resultados
- Reforço no papel da liderança
- Clareza na linguagem
- Separação da gestão de riscos e oportunidades
- Melhoria no engajamento das partes interessadas e práticas de liderança ética.
- Fortalecimento da importância do feedback e da satisfação do cliente
Enfoque em Sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança)
A nova ISO 9001 deve alinhar valores de sustentabilidade e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) em conjunto com o SGQ da organização.
Principalmente no ESG:
- Ambiental (E – Environmental):
- A organização deve considerar os impactos ambientais de seus processos, enfatizando os requisitos legais e normativos e como estratégia de qualidade da organização.
- Pode envolver análise de ciclo de vida dos produtos, consumo de energia, uso de recursos e gestão de resíduos.
- Social (S – Social):
- Será abordado aspectos como condições de trabalho, segurança, diversidade, igualdade, capacitação dos colaboradores e contribuição à comunidade circunvizinha e local.
- Avalia o impacto das decisões da organização nas partes interessadas sociais.
- Governança (G – Governance):
- Foca em ética nos negócios, transparência, conformidade legal, gestão de riscos e responsabilidade da liderança.
- A norma espera mais responsabilidade e engajamento dos líderes com práticas sustentáveis e éticas.
Maior integração da Transformação Digital e tecnologias digitais, como a IA e Big Data.
Fala: A transformação digital é um fator chave para garantir competitividade, inovação e eficiência no sistema de gestão da qualidade.
- Identificar e aplicar tecnologias digitais que melhorem seus processos.
- Incorporar dados em tempo real para tomada de decisões pela alta direção e envolvidos no SGQ.
- Utilizar IA, Big Data, IoT, automação e sistemas inteligentes como parte das ferramentas do SGQ
O uso de tecnologias digitais no sistema de gestão — como sistemas integrados (ERP), dashboards, RPA (Automação de Processos Robóticos) e até inteligência artificial.
O que pode ser exigido pela norma:
- A Avaliação da maturidade digital da organização como parte da análise do contexto da organização item 4.1 da ISO 9001.
A Integração de tecnologias digitais na gestão de riscos, monitoramento de processos, melhoria contínua e tomada de decisões baseadas em dados com fatos e evidência.
O Uso de ferramentas digitais para medir a satisfação de clientes, desempenho de fornecedores e eficiência de processos.