Mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade

Mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade

O Mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade

Neste artigo explicaremos como Mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001.


Vejam outros artigos com assuntos relacionados, cliquem abaixo:

“Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015”

“Como fazer FMEA de Processo”

Sistema de gestão da qualidade e seus processos na ISO 9001:2015


O que é um Processo?

Na implementação de Sistemas de Gestão, tais como:

  • Sistema de Gestão da Qualidade
  • Sistema de Gestão Ambiental
  • Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

Há a necessidade de se fazer um mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade de sua organização.

O mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade é parte da fase Planejamento do Sistema de Gestão, em que há a necessidade de abordagem de processos.

Processo

De acordo com a ABNT NBR ISO 9000:2015:

Processo é definido como “Conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas) ”.

Vejam a figura ilustrativa.

Mapeamento de processos na ISO 9001Este conceito macro pode ser entendido para cada processo dentro de uma organização.



Em que as saídas de um processo são ao mesmo tempo entradas para outros processos, formando uma cadeia de processos.

Um processo pode ser cliente de um processo anterior que pode ser o fornecedor de outro processo posterior.

Observando que a saída de um processo pode ser a entrada para vários processos posteriores ou a entrada de um processo pode ser a saída de vários processos anteriores

Quais são os processos?

Podemos citar como processos:

  • processo de vendas,
  • processo de desenvolvimento de produtos,
  • processo de programação,
  • processo de fabricação,
  • processo de expedição,
  • processo de assistência técnica

E os processos de apoio tais como:

  • processo de manutenção,
  • processo de recurso humano,
  • processo de tecnologia de informação,
  • etc.

O Mapeamento de processos

Podemos entender o Mapeamento de processos como uma ferramenta para gerenciamento dos processos, onde:

  • podemos identificar os pontos fortes e
  • os pontos onde há necessidade melhorias

A fim de aumentar a satisfação dos clientes e o desempenho da organização.

Abaixo mostro os passos para Mapeamento de processos no Sistema de Gestão da Qualidade.

Mapeamento de processos
Mapeamento de processos

Então a organização deve inicialmente definir os objetivos e metas da organização para aumentar a satisfação dos clientes.

Assim estabelecer uma estratégia para alcançar estes objetivos e metas.

Deve em seguida, como mostrado acima, identificar as entradas e saídas de cada processo.

Assim fazer uma análise crítica do processo em si, identificando os pontos fortes e os pontos fracos do processo.

Matriz SWOT

Use uma matriz SWOT para isso.

Então para a identificação dos processos podemos analisar:

  • planos,
  • documentos,
  • registros,
  • projetos existentes dos processos,
  • fazer um monitoramento do processo,
  • fazer uma auditoria do processo,
  • etc.

Assim o que podem ser pontos fracos:

  • lentidão do processo,
  • processo complexo,
  • falta de normalização do processo,
  • custo muito alto,
  • falha de comunicação,
  • falta de capacitação,
  • etc.

E também identifique os pontos fortes, ameaças e oportunidades.

Estratégia

Assim definir uma estratégia de melhoria para os pontos fracos dos processos que foram identificados.

Estabelecer planos de melhoria com responsável e prazo definidos (5W2H).

Também executar as melhorias planejadas com monitoramento continuo dos processos

Verificar e analisar criticamente o resultado das melhorias executadas.

Verificar novamente os processos onde foram feitas melhorias, suas entradas e saídas.

Pendentes

Assim para os pontos ainda pendentes:

  • reanalisar os planos de melhoria,
  • fazendo correção destas ou
  • podendo até mesmo reformular um novo plano e
  • fazer o ciclo novamente de melhoria (Ciclo PDCA).

Para os processos onde as melhorias foram efetivas.

Também deve ser feita a etapa de documentação do processo como um processo de normalização deste processo.

Assim espero ter ajudado neste assunto, caso ainda haja dúvidas deixem um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.