Neste artigo veremos sobre o Just in Time no Sistema Toyota de Produção.
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O que é o JIT ou Just in Time da Toyota?
O JIT (Just in Time no Sistema Toyota de Produção) e o conceito de Autonomação (Jidoka) foram a sustentação do Sistema Toyota de Produção (STP).
Foi desenvolvido por Eiji Toyoda e Taiichi Ohno, com a contribuição de Shigueo Shingo.
Mas outras técnicas também foram criadas tais como o:
- Heijunka
- Andon
- Analise 5 Porques
- Eliminar o Desperdicio (Muda Muri Mura)
- Kanban,
- e outros
Just in Time no Sistema Toyota de Produção
Vamos falar do JIT (Just in Time ジャストインタイム , lê-se JASSUTO-IN-TAIMU).
A criação do Just in Time no Sistema Toyota de Produção e também do sistema Kanban foi com base nos sistemas utilizados pelos supermercados.
Este sistema foi observado por Taiichi Ohno, ex-vicepresidente da Toyota.
Como ocorre um processo de venda no supermercado?
O cliente vai ao supermercado e pega a quantidade suficiente da gondola e assim é efetivada a venda ou entrega.
Para o Just In Time ele adaptou este conceito, e o chamou de processo anterior e processo posterior, onde o processo anterior é o supermercado e o processo posterior o cliente.
Então na linha da Toyota definiu os dois processos:
- o processo posterior, que é o que utiliza as peças para montagem, vai ao processo anterior, que é o que fabrica as peças, para pegar o tipo e a quantidade de peças necessárias para seu trabalho, as peças ficam num estoque do processo anterior,
- o processo anterior fabrica a quantidade de peças necessárias e as coloca neste estoque para disponibilização para o processo posterior.
Mas para dar certo teve que criar o KANBAN, que era utilizado nos supermercados.
Kanban
Mas como o processo anterior fica sabendo qual e quanto tem que fabricar de peças necessárias ao processo posterior?
Ai que entra o Sistema Kanban “カンバン方式, lê-se KANBAN-HOUSHIKI”.
O Kanban é um cartão que fica anexado a recipiente de peças, onde está descrito o tipo e a quantidade a ser fabricada (Kanban planejamento) e tem também o Kanban de retirada.
Os dois Kanban tem cores diferentes para fácil visualização e a diferença entre eles é:
No Kanban solicitação (仕掛けカンバ, lê-se SHIKAKE-KANBAN) está descrito a quantidade a fabricar.
No Kanban retirada (引き取りカンバン, lê-se HIKITORI-KANBAN) está descrito a quantidade fabricada e disponibilizada.
Portanto a filosofia do Just in Time é entregar a coisa (no caso a peça) necessária, no momento em que é necessário, na quantidade que é necessária.
Nisso entra outro conceito da Toyota que é a eliminação do desperdício, que chamaram de Eliminação do Muda無駄 (desperdicio), Muraムラ (Irregular), Muri無理 (Dificil), elevando a eficácia da Produção.
Mas de onde saiu a ideia do Kanban? Dissemos acima que o sistema veio do supermercado, mas como?
Nos supermercados eles usam cartões de controle do produto contendo informações como nome e tipo do produto, número, local de armazenamento, quantidade mínima.
O responsável vai colocando os produtos conforme o cartão disponibilizando aos clientes o produto quando este viesse comprar.
Vimos então que o Just in Time no Sistema Toyota de Produção e o Kanban foram os alicerces do Sistema Toyota de Produção.
Espero ter ajudado, caso tenham dúvidas deixem um comentário abaixo.