Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade

Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade

Neste artigo explicaremos como usar as 7 Ferramentas da Qualidade.


Veja outros artigos relacionados, cliquem abaixo:

“Passo a passo de como fazer um Gráfico de Pareto manualmente

“As 7 Ferramentas da Qualidade”

“Como fazer Gráfico de Pareto de modo prático no Excel”

“Como fazer a estratificação de dados na resolução de problemas”


Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade?

Esta é uma pergunta que a maioria faz quando começa a usar estas ferramentas.

Você fez um curso sobre as 7 Ferramentas da Qualidade, aprendeu o que cada ferramenta faz.

Mas no momento do uso, você fica na dúvida.

Onde e como usar as 7 Ferramentas da Qualidade?

Esta é uma dúvida que eu também frequentemente tenho ao participar das atividades de Kaizen ou de CCQ.

Então resolvi fazer uma tabela comparativa destas ferramentas como orientação para usa-las, veja abaixo:



Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade
Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade

Figura 1

Vejam que para definição de um tema para CCQ posso usar:

  • o Diagrama de causa e efeito,
  • o Gráfico de Pareto,
  • Gráficos de controles,
  • a Lista de Checagem,
  • o Histograma,
  • o Gráfico de dispersão
  • ou outros gráficos.

Mas daí você perguntaria, qual delas eu uso?

Tudo depende dos dados que você vai levantar ou já levantou.

Você pode usar uma delas ou duas, três das ferramentas listadas.

O importante é usar a que mostre a você o problema que você deve resolver .

Daí você define o tema.

Se o problema é a produtividade da máquina XYZ, o tema seria “Aumento da produtividade da máquina XYZ”.

Se o problema é de refugo de acabamento, o tema é “redução de refugo de acabamento”.

Ah então não existe uma regra?

Sim, não existe uma regra!

Mas você pode usar a tabela acima e tomar como referência para ver qual ferramenta usar para análise de seus dados.

Use a tabela para outros itens também:

  • Definição do tema,
  • verificação de situação atual,
  • fazer Plano de atividades,
  • busca da causa,
  • ações e
  • normalização.

Mas sempre analisando qual a que mais se adequaria ao seu uso no momento.

Espero ter ajudado em como usar as 7 Ferramentas da Qualidade, qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo.