Neste artigo explicaremos sobre a Auditoria 5S, etapa importante para a manutenção do programa 5S.
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Auditoria 5S na sua empresa
Para fazer uma Auditoria 5S é preciso antes definir os critérios, escopo, frequência e métodos da auditoria, elaborar um plano de auditoria, ter os programas de auditoria definidos e planejados.
E também ter auditores qualificados para a função, ou seja, treinados e qualificados em auditoria 5S.
Deve-se antes de tudo definir os critérios e métodos da auditoria, tais como: uso de fotos, Check list de auditoria, entrevista com os funcionários, acompanhamento das atividades, etc.
Estes critérios e métodos dependem da particularidade de cada empresa e qual o objetivo e finalidade do 5S.
Depende também dos recursos disponibilizados pela Alta Administração da empresa.
Nesta etapa devemos criar toda a documentação, tais como:
- procedimentos de auditoria,
- procedimento de qualificação dos auditores,
- registros e relatórios de auditoria,
- relatórios de não conformidades,
- relatórios de ação corretiva e preventiva,
- etc.
Qualificação do auditor
A etapa seguinte é dar treinamento aos auditores, fazer uma avaliação de sua competência como auditor e qualifica-los.
Em alguns casos a qualificação só sai após a participação em algumas auditorias, na pratica como acompanhante.
Planejamento da auditoria
O grupo de auditores será liderado por um auditor líder que junto com o grupo definirá e estabelecerá o planejamento e os programas de auditoria.
Para o programa de auditoria 5S deve-se definir as áreas a serem auditadas, a amostragem de pessoas e locais a auditar, e fazer uso também de relatórios e resultados de auditorias anteriores.
O Check list de auditoria pode ser elaborado um único modelo para todos os auditores, ou cada auditor montar seu Check list dependendo das características de sua auditoria, como local a auditar, o que e como auditar.
Execução da auditoria
A auditoria em sua fase de execução pode ser feita em grupo ou cada auditor isoladamente auditar seu local definido, tudo depende do escopo da auditoria e tamanho da empresa.
Antes da execução da auditoria 5S, o auditor líder ou um membro do grupo auditor deve comunicar as áreas pertinentes o programa de auditoria, de modo a assegurar a devida realização da auditoria.
Após a execução da auditoria 5S, o auditor líder reúne o grupo de auditores para uma reunião de fechamento da auditoria, onde são discutidas as observações, oportunidades de melhoria ou as não conformidades observadas e discutidas com o responsável do setor auditado.
Fechamento da auditoria
Nesta reunião é elaborado um relatório final de auditoria 5S contendo toda auditoria, as observações, oportunidades de melhoria e as não conformidades.
São emitidas as solicitações de ação corretiva e preventiva que são encaminhadas aos responsáveis pela análise, planejamento e execução das ações de melhoria.
Este relatório e os relatórios de ações corretivas, preventivas, as observações e as oportunidades de melhoria.
São encaminhadas a Alta Administração que as analisará, inclusive seu andamento atual, dando seu parecer sobre o estágio da implantação do 5S, que pode incluir necessidade de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de pessoal.
Patrulha 5S
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