Auditoria 5S para manutenção do programa 5S

Auditoria 5S para manutenção do programa 5S

Neste artigo explicaremos sobre a Auditoria 5S, etapa importante para a manutenção do programa 5S.


Vejam outros artigos relacionados, cliquem abaixo para acessar:

“Implantando o 5S na empresa”

“Erros de organização no 5S”

“Auditoria 5S para manutenção do programa 5S”

“Fazendo Patrulha 5S a auditoria do Seiri Seiton na prática”

“Fazendo 5S eletrônico para eficacia e redução de custo”


Auditoria 5S na sua empresa

Auditoria 5S
Auditoria 5S

Para fazer uma Auditoria 5S é preciso antes definir os critérios, escopo, frequência e métodos da auditoria, elaborar um plano de auditoria, ter os programas de auditoria definidos e planejados.

E também ter auditores qualificados para a função, ou seja, treinados e qualificados em auditoria 5S.

Deve-se antes de tudo definir os critérios e métodos da auditoria, tais como: uso de fotos, Check list de auditoria, entrevista com os funcionários, acompanhamento das atividades, etc.

Estes critérios e métodos dependem da particularidade de cada empresa e qual o objetivo e finalidade do 5S.

Depende também dos recursos disponibilizados pela Alta Administração da empresa.



Nesta etapa devemos criar toda a documentação, tais como:

  • procedimentos de auditoria,
  • procedimento de qualificação dos auditores,
  • registros e relatórios de auditoria,
  • relatórios de não conformidades,
  • relatórios de ação corretiva e preventiva,
  • etc.

Qualificação do auditor

A etapa seguinte é dar treinamento aos auditores, fazer uma avaliação de sua competência como auditor e qualifica-los.

Em alguns casos a qualificação só sai após a participação em algumas auditorias, na pratica como acompanhante.

Planejamento da auditoria

O grupo de auditores será liderado por um auditor líder que junto com o grupo definirá e estabelecerá o planejamento e os programas de auditoria.

Para o programa de auditoria 5S deve-se definir as áreas a serem auditadas, a amostragem de pessoas e locais a auditar, e fazer uso também de relatórios e resultados de auditorias anteriores.

O Check list de auditoria pode ser elaborado um único modelo para todos os auditores, ou cada auditor montar seu Check list dependendo das características de sua auditoria, como local a auditar, o que e como auditar.

Execução da auditoria

A auditoria em sua fase de execução pode ser feita em grupo ou cada auditor isoladamente auditar seu local definido, tudo depende do escopo da auditoria e tamanho da empresa.

Antes da execução da auditoria 5S, o auditor líder ou um membro do grupo auditor deve comunicar as áreas pertinentes o programa de auditoria, de modo a assegurar a devida realização da auditoria.

Após a execução da auditoria 5S, o auditor líder reúne o grupo de auditores para uma reunião de fechamento da auditoria, onde são discutidas as observações, oportunidades de melhoria ou as não conformidades observadas e discutidas com o responsável do setor auditado.

Fechamento da auditoria

Nesta reunião é elaborado um relatório final de auditoria 5S contendo toda auditoria, as observações, oportunidades de melhoria e as não conformidades.

São emitidas as solicitações de ação corretiva e preventiva que são encaminhadas aos responsáveis pela análise, planejamento e execução das ações de melhoria.

Este relatório e os relatórios de ações corretivas, preventivas, as observações e as oportunidades de melhoria.

São encaminhadas a Alta Administração que as analisará, inclusive seu andamento atual, dando seu parecer sobre o estágio da implantação do 5S, que pode incluir necessidade de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de pessoal.


Patrulha 5S

Veja também o artigo sobre “Patrulha 5S”, clique abaixo para acessar

“Fazendo Patrulha 5S”


Espero ter ajudado, mais duvidas deixem um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.