As 7 Ferramentas da Qualidade
Mostraremos abaixo as principais ferramentas usadas no KAIZEN e no CCQ (Círculo de Controle da Qualidade).
São as 7 ferramentas da Qualidade (as antigas) e as 7 novas ferramentas da Qualidade.
Vejam também outros artigos relacionados, cliquem abaixo para acessar:
“Passo a passo de como fazer um Gráfico de Pareto manualmente“
“Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade”
“Como fazer Gráfico de Pareto de modo prático no Excel”
“Como fazer a estratificação de dados na resolução de problemas”
“O que é CCQ Circulo de controle de qualidade”
As 7 ferramentas no KAIZEN
As 7 ferramentas da Qualidade foram introduzidas e difundidas por Kaoru Ishikawa com a revista “Controle de Qualidade e a Produção (Gemba)”.
Faz parte destas 7 ferramentas:
Português | Inglês | Japonês |
Gráfico de Pareto | Pareto chart | パレート図parêtozu |
Diagrama de Causa e Efeito | Cause and effect diagram | 特性要因図tokusseiyouinzu |
Estratificação | Stratification | 層別sôbetu |
Folha de verificação | Check sheet | チェックシートchekushiito |
Histograma | Histogram | ヒストグラムrisutoguramu |
Gráfico de dispersão | Scatter chart | 散布図zanpuzu |
Cartas de controle | Control chart | 管理図kanrizu |
São ferramentas utilizadas para resolver os problemas de qualidade, custo e produtividade no chão de fábrica através da coleta de dados.
Foram amplamente usadas nos CCQ (Círculos de Controle da Qualidade).
Onde as ferramentas mais usadas são o :
- Gráfico de Pareto,
- Diagrama de Causa e Efeito mas em formato 4M,
- as Folhas de Verificação e os Gráficos (de linha, de coluna, combinados).
O Gráfico 4M (Man, Machine, Method, Material) é um Diagrama de Causa e Efeito especifico focando os problemas de:
- Mão de obra,
- Maquina,
- Método
- Material.
Mais recentemente foi incluído mais um M (o Money) para analisar os custos e ganhos do trabalho.
O Gráfico de Pareto no CCQ é usado:
- para verificar os problemas mais relevantes
- decidir o tema a ser tratado
- também para mostrar o resultado de uma atividade, comparando o antes e o depois.
As 7 Novas Ferramentas da Qualidade
Surgiu no Japão nos anos 70 as 7 Novas Ferramentas da Qualidade.
Estas ferramentas foram criadas para organizar e documentar os dados verbais
- Preparação para resolver problemas que estão ocultos
- Elimina os furos nas etapas de planejamento
- Conduz as pessoas para a imaginação e facilita a geração de ideias
As 7 Novas Ferramentas da Qualidade são:
Português | Inglês | Japonês |
Diagrama de Relações | Relation Diagram | 連関図法renkanzurrou |
Diagrama de Afinidades | Affinity diagram | 親和図法shinwazurrou |
Diagrama de Árvore | System diagram | 系統図法keitouzurrou |
Diagrama de Matriz de Priorização | Matrix chart | マトリックス図法 matorikusuzurrou |
Diagrama de Processo Decisório | Process Decision Program Chart | PDPC法pidipicirrou |
Diagrama de Setas | Arrow diagram | アローダイヤグラム法arowdaiaguramurrou |
Analise de dados da matriz | Matrix data analysis | マトリックス・データ解析法matorikusudeetakaizekirrou |
Hoje no CCQ além de ainda se usar as antigas 7 ferramentas da Qualidade como o Diagrama de Pareto e o Diagrama 4M.
Usa também estas 7 novas ferramentas da Qualidade.
Por exemplo o Diagrama de Matriz de Priorização é muito utilizado no CCQ
- para definição de ordem de prioridade de temas a tratar.
O Diagrama de Arvore também é muito usado no CCQ
- para definir e estabelecer meios e ações para resolver um problema ou um tema em discussão.
O Diagrama de Processo Decisório também é muito utilizado no CCQ
- para definir ações a tomar num problema ou num tema em discussão,
- muito parecido com a técnica dos 5 Porques.
Estas ferramentas são fáceis de usar mas muito uteis em atividades de melhoria, como o CCQ.
Esperamos ter ajudado, caso tenham mais duvidas e esclarecimentos coloquem nos comentários abaixo.