As 7 Ferramentas da Qualidade

As 7 Ferramentas da Qualidade

As 7 Ferramentas da Qualidade

Mostraremos abaixo as principais ferramentas usadas no KAIZEN e no CCQ (Círculo de Controle da Qualidade).

São as 7 ferramentas da Qualidade (as antigas) e as 7 novas ferramentas da Qualidade.


Vejam também outros artigos relacionados, cliquem abaixo para acessar:

“Passo a passo de como fazer um Gráfico de Pareto manualmente

“Como usar as 7 Ferramentas da Qualidade”

“Como fazer Gráfico de Pareto de modo prático no Excel”

“Como fazer a estratificação de dados na resolução de problemas”

“O que é CCQ Circulo de controle de qualidade”


As 7 ferramentas no KAIZEN

As 7 ferramentas da Qualidade foram introduzidas e difundidas por Kaoru Ishikawa com a revista “Controle de Qualidade e a Produção (Gemba)”.

Faz parte destas 7 ferramentas:

PortuguêsInglêsJaponês
Gráfico de ParetoPareto chartパレート図parêtozu
Diagrama de Causa e EfeitoCause and effect diagram特性要因図tokusseiyouinzu
EstratificaçãoStratification層別sôbetu
Folha de verificaçãoCheck sheetチェックシートchekushiito
HistogramaHistogramヒストグラムrisutoguramu
Gráfico de dispersãoScatter chart散布図zanpuzu
Cartas de controleControl chart管理図kanrizu

São ferramentas utilizadas para resolver os problemas de qualidade, custo e produtividade no chão de fábrica através da coleta de dados.

As 7 Ferramentas da Qualidade
Ferramentas da qualidade

Foram amplamente usadas nos CCQ (Círculos de Controle da Qualidade).



Onde as ferramentas mais usadas são o :

  • Gráfico de Pareto,
  • Diagrama de Causa e Efeito mas em formato 4M,
  • as Folhas de Verificação e os Gráficos (de linha, de coluna, combinados).

O Gráfico 4M (Man, Machine, Method, Material) é um Diagrama de Causa e Efeito especifico focando os problemas de:

  • Mão de obra,
  • Maquina,
  • Método
  • Material.

Mais recentemente foi incluído mais um M (o Money) para analisar os custos e ganhos do trabalho.

O Gráfico de Pareto no CCQ é usado:

  • para verificar os problemas mais relevantes
  • decidir o tema a ser tratado
  • também para mostrar o resultado de uma atividade, comparando o antes e o depois.

As 7 Novas Ferramentas da Qualidade

Surgiu no Japão nos anos 70 as 7 Novas Ferramentas da Qualidade.

Estas ferramentas foram criadas para organizar e documentar os dados verbais

  • Preparação para resolver problemas que estão ocultos
  • Elimina os furos nas etapas de planejamento
  • Conduz as pessoas para a imaginação e facilita a geração de ideias

As 7 Novas Ferramentas da Qualidade são:

PortuguêsInglêsJaponês
Diagrama de RelaçõesRelation Diagram連関図法renkanzurrou
Diagrama de AfinidadesAffinity diagram親和図法shinwazurrou
Diagrama de ÁrvoreSystem diagram系統図法keitouzurrou
Diagrama de Matriz de PriorizaçãoMatrix chartマトリックス図法 matorikusuzurrou
Diagrama de Processo DecisórioProcess Decision Program ChartPDPC法pidipicirrou
Diagrama de SetasArrow diagramアローダイヤグラム法arowdaiaguramurrou
Analise de dados da matrizMatrix data analysisマトリックス・データ解析法matorikusudeetakaizekirrou

Hoje no CCQ além de ainda se usar as antigas 7 ferramentas da Qualidade como o Diagrama de Pareto e o Diagrama 4M.

Usa também estas 7 novas ferramentas da Qualidade.

Por exemplo o Diagrama de Matriz de Priorização é muito utilizado no CCQ

  • para definição de ordem de prioridade de temas a tratar.

O Diagrama de Arvore também é muito usado no CCQ

  • para definir e estabelecer meios e ações para resolver um problema ou um tema em discussão.

O Diagrama de Processo Decisório também é muito utilizado no CCQ

  • para definir ações a tomar num problema ou num tema em discussão,
  • muito parecido com a técnica dos 5 Porques.

Estas ferramentas são fáceis de usar mas muito uteis em atividades de melhoria, como o CCQ.


Esperamos ter ajudado, caso tenham mais duvidas e esclarecimentos coloquem nos comentários abaixo.

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