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Análise crítica do sistema de gestão da qualidade exemplo de Ata

Análise crítica do sistema de gestão da qualidade

Neste artigo falaremos sobre um exemplo de Ata para Análise crítica do sistema de gestão da qualidade.

Devido a vários pedidos de nossos leitores.


Vejam artigo relacionado, clique abaixo

Relatório de Análise crítica pela Direção na ISO 9001:2015


Inicialmente faça download do exemplo de ata preenchido da Análise crítica do sistema de gestão da qualidade.

DOWNLOAD Exemplo de Ata


Exemplo preenchido de Análise crítica do sistema de gestão da qualidade, cliquem abaixo para Download

Download ATAAnalise critica do sistema de gestão da qualidade ata da reunião

Download ANEXO 1

Analise critica do sistema de gestão da qualidade ANEXO 1

Download ANEXO 2

Analise critica do sistema de gestão da qualidade ANEXO 2

Após o Download use o modelo preenchido editando e adequando a sua organização




Afinal como vocês poderão constatar o exemplo de ata está baseado numa indústria manufatureira.

Mas com a devida atenção pode-se adequar o exemplo a outros nichos de mercado, como o de prestação de serviços.

9.3 Analise critica pela direção

Então vamos lá!

Iremos explicar cada requisito com exemplos de como deve ser feito.

Primeiramente na ata você deve colocar:

  • Uma numeração
  • A Data da reunião de Análise crítica do sistema de gestão da qualidade.
  • O período analisado desde a reunião anterior
  • Responsável pela Ata
  • Participantes da reunião ou da Ata.

Na sequencia deve-se incluir as Entradas de análise crítica pela direção

9.3.2 Entradas de análise crítica pela direção

A ISO 9001:2015 requer aqui que deve planejada e realizada levando em consideração:

A situação de ações provenientes de análises críticas anteriores pela direção.

Então aqui não tem muitos segredos.

A empresa fez uma reunião anterior e foram estabelecidas e definidas algumas ações para melhoria do sistema de gestão da qualidade.Analise Critica do Sistema de Gestão da Qualidade reunião

Portanto defina como foram os resultados das ações propostas.

Foram terminadas e eficazes?

Que resultados foram obtidos?

Caso não tenham sido terminadas, o que ocorreu?

Mudanças em questões externas e internas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade.

A empresa já tem determinado as questões externas e internas para o seu o sistema de gestão da qualidade.

Porém neste período de analise critica houve mudanças nestas questões externas e internas para o seu o sistema de gestão da qualidade.

Quais foram estas mudanças?

Houve aumento? Redução? Eliminação? Acréscimo?

Descreva tudo! É recomendado incluir informações e dados, numéricos se possível.

Informação sobre o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo tendências relativas a:


Satisfação do cliente e retroalimentação de partes interessadas pertinentes.

A sua organização através de outros requisitos da ISO 9001:2015 tem levantado para os clientes:

  • A pesquisa de satisfação do cliente
  • Levantamento das reclamações, sugestões, solicitações e feedback do cliente.

Então em relação ao cliente coloque estes dados.

Em relação a outras partes interessadas, a empresa tem:

  • Feedback dos provedores externos.
  • Resultados de desempenho dos provedores externos
  • Feedback das partes interessadas internas ou colaboradores e terceirizados internos.

Assim coloque estas informações e dados numéricos se possível.

Extensão na qual os objetivos da qualidade foram alcançados

Pelo requisito 6.2 da ISO 9001:2015 a organização tem estabelecido, planejado e monitorado os Objetivos da QualidadeAnalise Critica do sistema de Gestão da Qualidade Elaborando ATA

Acima de tudo, coerentes com a Política da Qualidade.

Inclua na ata a situação e resultados dos Objetivos da Qualidade e seus indicadores.

No exemplo feito colocamos um ANEXO 1 com todos estes dados, para não ficar muito material na ata.

Contudo isso não é regra, a organização pode escolher a forma de apresentar estes dados pela forma escolhida.

Desempenho de processo e conformidade de produtos e serviços.

De acordo com a ISO 9001:2015 devemos estabelecer critérios e métodos para medir e monitorar o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da Qualidade.

Certamente os indicadores de desempenho são essenciais para o monitoramento e medição deste desempenho.

No nosso exemplo incluímos no ANEXO 1 os resultados dos indicadores de desempenho.

Não conformidades e ações corretivas

De acordo com o requisito 10.2 Não conformidade e ação corretiva da ISO 9001:2015.

Deve haver um tratamento das não conformidades ocorridas.

E tomar ações corretivas a fim de que não se repita ou ocorra em outro lugar.

A Norma requer que sejam documentadas.

Portanto levante o histórico do período a fim de colocar na ata de analise critica.Analise critica pela direção imagem destacada

Coloque quais não conformidades ocorreram e as ações corretivas tomadas.

Mas de forma sintetizada e que possa ter um entendimento pela direção.

No nosso exemplo incluímos um ANEXO 2 – Lista de Relatórios de Ação Corretiva terminados no período

Portanto tome como base para elaborar a sua.

Resultados de monitoramento e medição.

Aqui recomendo colocar um indicador global de monitoramento e medição do desempenho do sistema de gestão da Qualidade.

Este indicador global é uma síntese de todos os indicadores de desempenho citados acima.

Resultados de auditoria.

Aqui devem ser citados as auditorias externas e internas ocorridas no período em análise.

Auditorias externas podem ser as auditorias da certificadora, dos clientes e outras feitas por partes interessadas externas.

As auditorias internas são feitas devido ao requisito 9.2 da ISO 9001:2015.

Então coloque aqui todos os resultados de todas as auditorias.

Em suma, resultados de auditorias podem ser a citação de:

  • Data da auditoria
  • Auditores
  • Quantidade de não conformidades e a classificação destas não conformidades.
  • Quantidade de observações e oportunidades de melhoria.
  • Descreva as não conformidades, observações e oportunidades de melhoria de mais relevância.

Desempenho de provedores externos.

De acordo com o requisito 8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente da ISO 9001:2015.

A organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos.

Baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisito

Portanto levante as informações e dados do desempenho destes provedores externos.

E descreva na ata concisamente.


A suficiência de recursos

Descreva aqui os recursos disponibilizados no período.

Recursos podem ser os citados no requisito 7.1 Recursos da ISO 9001:2015.

Certamente os recursos podem ser pessoas, infraestrutura, Ambiente para operação dos processos, os recursos de monitoramento e medição, conhecimento organizacional e outros recursos.

Descreva na ata de análise crítica como foram disponibilizados e os necessários para o desempenho do sistema de gestão da qualidade.

A eficácia de ações tomadas para abordar riscos e oportunidades.

De acordo com o requisito 6.1 ações para abordar riscos e oportunidades da ISO 9001:2015.

Planejar ações para abordar os riscos e oportunidades.

Então descreva aqui se o resultado destas ações forma eficazes.

Oportunidades para melhoria

Aqui as pessoas envolvidas propõem oportunidades para melhoria do sistema de gestão da qualidade.

Outras questões de Entrada de Analise Critica

Coloque aqui outras questões que normalmente não são requeridas como entradas de analise critica do sistema de gestão da qualidade.

Recomendo colocar questões relativas ao negócio da organização.

Enfim terminada a fase de discussão da entrada de analise critica pela direção.

Em seguida passa-se para a fase de discussão das saídas de análise crítica pela direção


9.3.3 Saídas de análise crítica pela direção

A ISO 9001:2015 requer aqui que sejam incluídos decisões e ações relativas a:

Oportunidades para melhoria.

Descreva aqui quais oportunidades para melhoria devem ser a abordadas.

Qualquer necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade

Após as analises das entradas de análise crítica e outras informações.

Certamente haverá oportunidade de decidir mudanças no Sistema de Gestão da qualidade.

Necessidade de recurso.

Novamente aqui, após as analises certamente haverá a decisão de disponibilizar recursos para manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade.

Analise e conclusão sobre a Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade

Este item certamente não consta claramente do requisito da ISO 9001:2015.

Todavia incluímos aqui pois é um item importante para o sistema de gestão da qualidade.

Descreva aqui a análise sobre a Política da qualidade e dos Objetivos da qualidade.

Evidentemente conclusões como adequação e suficiência são relevantes.

Outras questões de Saída de Analise Critica

Descreva aqui questões que constam do requisito da ISO 9001:2015 como saídas de analise critica.

Mas que são importantes para o sistema de gestão da qualidade e negócios da organização.

Informação documentada retida

A ISO 9001:2015 requer que se documente todas as informações da análise crítica do sistema de gestão da qualidade.

Então faça uma ata de análise crítica para evidenciar os resultados da análise crítica do sistema de gestão da qualidade

Conclusão

Então faça uma comparação entre o exemplo disponibilizado e as explicações dadas neste artigo.

Ressalto que o exemplo não é regra, pois existem outras formas de demonstrar a evidencia da analise critica pela direção.

Depende também do tipo e tamanho da organização.

Mas use o exemplo como base para sua análise crítica do sistema de gestão da qualidade.

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4 comentários em “Análise crítica do sistema de gestão da qualidade exemplo de Ata”

  1. Alessandra Marques

    Olá, gostei muito do conteúdo, bem explicativo, estou utilizando muito no desenvolvimento da ata de análise crítica. Uma dúvida, o texto cita Anexo 01 e 02, não encontrei.
    Obrigada!
    Alessandra

Comentários encerrados.