Controle de Saídas não conformes
Neste artigo falamos sobre o requisito 8.7 da ISO 9001:2015, o Controle de saídas não conformes.
Portanto na ISO 9001:2008 era o requisito 8.3 Controle de Produto Não Conforme da ISO 9001:2008.
Mas na ISO 9001:2015 sem a necessidade de procedimento, pois a ISO 9001;2008 requeria procedimento documentado.
E onde era produto, está mais claro agora pois menciona a saída de serviços e saídas de processos.
O que requer?
Antes de mais anda assegurar que saídas Não Conformes são identificadas e controladas para prevenir seu uso ou entrega não pretendido.
E para isso as peças Não Conformes devem ser identificadas, segregadas e separadas.
Em seguida, tomar ações apropriadas baseadas na natureza da Não Conformes e em seus efeitos sobre a conformidade de produtos e serviços.
Isso também se aplica aos produtos e serviços Não Conformes detectados após a entrega de produtos, durante ou depois da provisão de serviços.
Ações
Que ações tomar com as saídas Não Conformes:
- Correção;
- Segregação
- Contenção
- Retorno ou suspensão de provisão de produtos e serviços
- Informação ao cliente
- Concessão do cliente
- Outras ações, se aplicáveis
Após estas ações a conformidade com os requisitos deve ser verificada a fim de:
- não haver uso ou entrega de produtos e serviços Não Conformes
- mistura que possibilite o uso inadequado não pretendido.
Informação documentada
Assim a ISO 9001:2015 não requer procedimento (manter informação documentada).
Mas ter uma sistemática documentada evita que sejam tomadas ações inadequadas.
Mas a Norma requer que se documente em forma de informação documentada retida (registro), descrevendo:
- a não conformidade;
- as ações tomadas;
- as concessões obtidas;
- identifique a autoridade que decide a ação com relação à não conformidade
Façam download do Modelo de Relatório de saídas não conformes para usar como referencia em sua empresa.
Então clique abaixo:
Ação corretiva
Assim como na versão ISO 9001:2008, na ISO 9001:2015 o requisito 8.7 não menciona a necessidade de ação corretiva.
Mas claro que se o problema cause alguma não conformidade de processo e sistema.
Ou seja, um problema sistêmico, como ocorrência desta saída não conforme em toda empresa ou repetidamente, de forma descontrolada.
Assim devemos implementar ações corretivas, ou ação para eliminar a causa das não conformidades.
Conclusão
Na síntese, este requisito não mudou nesta nova versão ISO 9001:2015.
Portanto, quem já tem a ISO 9001:2008, não tem necessidade de mudar alguma coisa.
Talvez pode adequar a nomenclatura para a versão ISO 9001:2015.
Por exemplo na ISO 9001:2015 não mencionava saídas de produtos e serviços.
Espero ter ajudado, mais dúvidas ou comentários deixem no campo Comentários abaixo.
no item 8.7 , letra C) Informação do cliente, o que considerar, neste campo, quais informações? seria os desvio?
Olá Laudemi
Informação ao cliente podem ser vários assuntos, principalmente se for ocasionar problemas ao cliente. Veja na Norma que se aplica aos produtos e serviços NC detectados apos a entrega. Se isso ocorrer, deve se comunicar ao cliente o problema e riscos relacionados. Pode ser também solicitar a devolução dos produtos ou serviços NC para troca ou verificação.
Ou outras orientações ao cliente sempre na direção de evitar que acarrete problemas ao cliente.
Pode num caso particular de desvio mas que pode ser aceito se for usado de uma forma particular, deve passar orientações sobre isso.
Enfim são varios os assuntos a informar ao cliente, tudo depende de caso a caso.
Att