Propriedade pertencente a clientes

8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos

Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos

Neste artigo falaremos sobre o requisito 8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos, da ISO 9001:2015.

Neste requisito a Norma diz que é preciso tomar cuidado com a propriedade pertencente a clientes ou provedores externos.

A versão 2008 da ISO 9001 só mencionava os cuidados com a propriedade do cliente.

Então nesta versão ISO 9001:2015 estendeu para os provedores externos.

Os provedores externos são os chamados fornecedores da versão ISO 9001:2008.

A propriedade do cliente ou do provedor externo pode incluir:

  • material,
  • componentes,
  • ferramentas e equipamentos,
  • instalações de cliente,
  • propriedade intelectual e
  • dados pessoais

Exemplo de material pode ser: matéria prima, materiais secundários, insumos desde que não pertença a sua empresa.

Exemplo de propriedade intelectual pode ser:

  • informações de produto ou serviço,
  • know-how de fabricação,
  • informações de matéria prima ou
  • componentes.

Cuidados

Quais cuidados devemos tomar?Propriedade pertencente a clientes

Evitar danos, perda, inadequação ao uso.

Ou seja, deve ser mantida de modo se mantenha adequada ao uso pretendido.

Digamos que seu cliente lhe emprestou uma maquina, em comodato ou não, para uma determinada operação.



Sua empresa deve estabelecer regras e procedimentos.

Que façam com que esta maquina se mantenha dentro dos padrões em que lhe foi entregue.

Não danificar, limpar rotineiramente, verificar periodicamente o funcionamento, fazer manutenções preventivas e corretivas.

Uma serie de ações para não causar danos ou que fique inadequada ao uso.

Identificação

A ISO 9001:2015 requer ainda que esta propriedade seja identificada.

Pode ser usada a identificação já usada pelo cliente ou provedor externo.

Ou uma identificação interna que permita saber que é propriedade do cliente ou do provedor externo.

Comunicação

Caso ocorra algum problema com a propriedade, a empresa deve informar para o cliente ou para o provedor externo, relatando o problema.

Informação documentada (registro)

A empresa deve reter informação documentada.

Ou registrar qualquer problema ocorrido, as informações ao cliente ou provedor externo, seu relato e resultado ou retorno destes.


Faça DOWNLOAD do Exemplo de Planilha de controle de Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos na ISO 9001:2015.

Clicando abaixo:

Planilha de controle de Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos clique aqui


Retornos podem incluir: substituição, descarte, negociação financeira pelo cliente ou provedor externo.

Conclusão

Este requisito ficou mais abrangente pois hoje a preocupação com a salvaguarda de know-how é uma preocupação muito grande.

Muitas organizações, independente de ISO 9001, tem implantado sistemas que protejam o know-how das empresas e parceiros.

Pois isso tem sido uma preocupação muito grande da maioria das organizações.

Então antes de somente se preocupar em atender ao requisito da ISO 9001:2015.

Faça uma coisa que realmente proteja e salvaguarde estas propriedades, então você verá o beneficio disso.

Espero te ajudado, duvidas ou comentários deixem no campo Comentários abaixo.